Drive-Thru: idosos com mais de 77 anos são vacinados em Montes Claros, contra a Covid-19

0
Idosos com mais de 77 anos são vacinados em Montes Claros — Foto: Paula Alves/G1

Via Grande Minas 

Dezenas de idosos com 77 anos de idade ou mais se vacinaram contra a Covid-19, no drive-thru montado no estacionamento do Montes Claros Shopping, neste domingo (14).

A aposentada Marlene Alves foi se imunizar acompanhada do vizinho e das netas. Ela não escondeu a emoção ao tomar a primeira dose da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

“É muita emoção, muita alegria. Esperei muito por esse momento. Eu falei com minhas meninas ‘vamos correr, porque eu não posso ficar sem’. Eu quase não dormi de ontem para hoje. Toda hora eu falava ‘corre, gente’. Vamos todos tomar a vacina, porque as coisas vão melhorar. Já, já vai chegar o momento de todos”, disse.

A mesma satisfação foi compartilhada por Eugênio Ferreira. O aposentado também saiu de casa cedo.

“Não tem explicação. A vacina é um alívio em meio ao caos. Olha bem, muitas famílias já foram destroçadas, choraram porque alguém se foi. O mundo está vivendo um sofrimento sem limite. A palavra hoje, então, é esperança. Que todo mundo possa se imunizar o quanto antes”, falou.

A Prefeitura de Montes Claros explica que, além do drive-thru, a vacinação casa a casa, feita pelas equipes de saúde dos postos, continua até o término do Plano Nacional de Imunização (PNI).

 

“Ontem [sábado], um senhor andou cerca de duas horas do bairro dele até o drive, porque ele não tinha carro e ficou com medo de não conseguir se vacinar. Quem não pode se deslocar, é só aguardar que as equipes de saúde vão fazer a imunização em casa”, disse Aline Lara Cavalcante Oliva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Aline destaca, também, que não é necessário madrugar na fila do drive-thru para ser vacinado.

“O munícipio não expande a vacinação se não tiver doses suficientes para imunizar todo o público correspondente. Então, se a gente agora contempla aqueles que têm 77 anos ou mais, significa que ninguém nessa faixa etária ficará sem vacina. Ter calma é essencial. Tem gente vindo para cá 3h, 4h. Não precisa”, frisa Aline.

O que é preciso levar no drive-thru

Aqueles que estão contemplados na faixa etária atual e querem se imunizar no drive-thru, devem apresentar documento oficial com foto, contendo RG e CPF, e comprovante de endereço.

Pacientes imunossuprimidos, oncológicos e demais que fazem tratamento médico especial, também devem levar laudo.

Situação

Segundo o último boletim epidemiológico, Montes Claros contabiliza 21.461 casos e 367 mortes em razão da Covid-19. O vacinômetro do governo do estado aponta que 16.498 pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac ou da Astrazeneca, e outros 6.399 a segunda dose.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui