Secretaria de Saúde de Capelinha, promoverá “Vacinaço” para idosos nesse sábado, dia 6

0
Secretaria de Saúde de Capelinha prepara um “Vacinaço” para este sábado, dia 6 de março

Via Prefeitura de Capelinha 

Para conseguir vacinar pelo menos boa parte dos idosos de 80 a 84 (acamados) e de 85 a 89 anos (acamados ou não), a Secretaria de Saúde de Capelinha prepara um “Vacinaço” para este sábado, dia 6 de março.
 
ATENÇÃO, leia atentamente à matéria e evite ir ao posto de Saúde ou levar idosos sem necessidade. A iniciativa é da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância em Saúde.
 
O QUE É O VACINAÇO: uma estratégia de vacinação em massa com as 330 doses que chegaram ao município no dia 3 de março. A ação visa proteção, eficácia e imunização em tempo recorde.
 
COMO SERÁ: todos os postos de Saúde, da zona urbana e da zona rural, abrirão sua sala de vacina neste sábado, das 7h30 às 12h. E os idosos acamados serão vacinados em seus domicílios.
 
PÚBLICO-ALVO DA VACINAÇÃO DESTE SÁBADO:
 
– Idosos de 80 a 84 anos: nesta etapa SOMENTE os acamados, que serão vacinados em suas residências.
 
– Idosos de 85 a 89 anos: os acamados serão vacinados nas residências, e os demais deverão comparecer às salas de vacinas do seu posto de saúde de referência. Naturalmente, o ideal é que algum familiar acompanhe o (a) idoso (a) até a unidade de saúde, e que todos estejam de máscara.
 
LEMBRETES:
 
– Os filhos, responsáveis e ou cuidadores, já deve manter um documento de identificação, o Cartão do SUS e o Cartão de vacinas em mãos, pois, isso agiliza em muito o trabalho das equipes.
 
– É fundamental informar aos vacinadores sobre qualquer ocorrência com o idoso, se teve ou está com algum sinal ou sintoma de gripe ou estado febril, se teve contato com casos confirmados de Covid nos últimos 14 dias, ou ainda se está em algum tratamento de saúde no momento.
 
IMPORTANTE TAMBÉM:
 
– Mesmo com o “Vacinaço”, é possível que alguém fique sem se vacinar neste sábado por algum motivo. Não há razões para desespero, as equipes dos postos de saúde acompanharão cada situação de acordo com a evolução.
 
– As pessoas que receberem a vacina Coronavac receberão a segunda dose entre 2 e 4 semanas. E, para quem receber as da Astrazeneca, a segunda dose será feita após 12 semanas. Não se preocupe: novas estratégias de vacinação serão publicadas ou agilizadas pelos postos de Saúde. E a Prefeitura de Capelinha continuará fornecendo todas as informações possíveis.
 
– Por fim: a vacinação contra o coronavírus é uma novidade NO MUNDO. Portanto, é normal haver dificuldades e dúvidas, porém, a população de Capelinha pode ficar tranquila, pois, tudo está sendo feito da melhor forma possível.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui