Prefeitura de Santa Luzia, inaugura hospital de campanha para casos de Covid-19

0
Santa Luzia (MG) está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados — Foto: Reprodução/TV Globo

Via G1 Minas Gerais 

A Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai inaugurar, nesta sexta-feira (16), um hospital de campanha com 60 leitos destinados ao tratamento de Covid-19. A estrutura vai funcionar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito.

O hospital de campanha terá 11 leitos de urgência, 14 leitos semi-intensivos para casos moderados a graves da doença e 35 enfermarias clínicas. Haverá, ainda, cinco leitos de observação e cinco leitos para medicação de pacientes.

Atualmente, 100% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Santa Luzia e 63% das enfermarias para Covid-19 estão ocupadas. Todos os leitos ficam no Hospital São João de Deus.

De acordo com a prefeitura, foram adquiridos dez respiradores, além de monitores multiparâmetros, camas hospitalares, macas, entre outros equipamentos.

O processo de contratação de técnicos em enfermagem e enfermeiros para a ampliação das equipes foi finalizado nesta quinta-feira (15).

“Embora Santa Luzia esteja fortalecendo sua rede de atendimento, é necessário que a população colabore na contenção do vírus no município, adotando as orientações de prevenção já preconizadas e divulgadas desde o início da pandemia”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Nádia Duarte.

Para a implantação do hospital de campanha, o espaço que era destinado ao atendimento pediátrico na UPA São Benedito foi organizado para atender às demandas “normais”, como traumas e clínicas médicas.

Pacientes adultos que apresentarem sintomas como coriza, dor no corpo, febre e dor de garganta devem se dirigir ao hospital de campanha. Casos pediátricos serão atendidos na UPA.

Até esta quinta-feira (15), Santa Luzia tinha confirmado 261 óbitos e 6.413 casos de Covid-19.

Após o aval do estado para o município avançar para a onda vermelha do Minas Consciente, o prefeito Christiano Xavier (PSD) anunciou a reabertura das atividades a partir deste sábado (17).

“Tudo liberado. A partir deste sábado, Santa Luzia volta com todo o comércio, atividades esportivas, educativas e afins. Apenas as feiras livres, como a do Palmital, que ainda não. Mas mantenham todos os cuidados e protocolos exigidos, o momento ainda requer cuidados”, escreveu nas redes sociais.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui