Hospital Samuel Libânio completa 100 anos, com duas pandemias na história, em Pouso Alegre

0
Hospital Samuel Libânio completa 100 anos em Pouso Alegre — Foto: Foto: Reprodução/EPTV

Via G1 Sul de Minas

O Hospital Samuel Libânio completou 100 anos nos últimos dias em Pouso Alegre (MG). Na sua inauguração, o hospital vivia a pandemia de gripe espanhola e agora, desde o ano passado, vive os desafios da Covid-19.

O hospital foi inaugurado em maio de 1921. O diretor de Saúde Pública de Minas Gerais e pouso-alegrense Dr. Samuel Libânio esteve na cidade para inaugurar o Hospital Regional de Pouso Alegre, que marcou uma nova fase de serviços de saúde na região.

Hoje, o hospital recebe o nome do médico sanitarista nascido em Pouso Alegre, que foi responsável em 1918, durante a pandemia da gripe espanhola, por evitar muitas mortes na capital de Minas Gerais.

“Coincidentemente, o centenário do Hospital Samuel Libânio se dá com o momento vivido em sua inauguração, uma pandemia. Em 1921, a gripe espanhola. Agora, em 2021, o coronavírus. Os desafios da época foram superados. Médicos, enfermeiros e irmãs de caridade enfrentaram a batalha na linha de frente e venceram a gripe espanhola. Cem anos depois, médicos, enfermeiros e profissionais da saúde continuam a batalha, desta vez com um novo vírus, mas seguem firmes e fortes no enfrentamento das doenças”, afirmou o vice-presidente da FUVS, Dr. Elisio Meireles de Miranda.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui