Hospital São Vicente de Paulo de Capelinha, sobe de nível; será referência para 8 cidades

0
Como unidade microrregional Nível 3, o nosso hospital será referência para 8 cidades

Via Prefeitura de Capelinha 

Capelinhense, prepare-se para ter uma das melhores notícias da história de nosso município. Após anos de luta, o hospital de Capelinha teve sua tipologia elevada. Sabe o que isso significa? Que o Governo de Minas reconheceu a importância microrregional do nosso hospital, e que esta importante instituição de saúde sediada em Capelinha subiu de Nível 4 para Nível 3, ou seja, poderá ofertar assistência e tratamentos de média complexidade.
Em termos bem simples: a previsão é a de que a partir de outubro os recursos financeiros que chegarão à Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, para manutenção do hospital, serão aumentados em 20%. Isso dá um valor médio de mais de um milhão e cem mil reais por ano.
BUROCRATICAMENTE – De forma oficial, cabe explicar: será publicada em breve, pelo Governo de Minas, a deliberação da CIB- SUS, que é a Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais – CIB-SUS/MG.
E a partir daí, como hospital microrregional Nível 3, o hospital São Vicente de Paulo será referência para 8 cidades:
– Capelinha
– Leme do Prado
– Veredinha
– Chapada do Norte
– José Gonçalves de Minas
– Aricanduva
– Minas Novas
– Turmalina
ANOS DE LUTA – Esta conquista, que é histórica e chega num momento crucial, dada a pandemia do coronavírus, é fruto de muito investimento, muito trabalho e uma parceria firme entre Fundação Hospitalar (com destaque para o presidente Nicodemos Evaristo) e a Prefeitura de Capelinha. Cabe ressaltar, também como destaque, o papel essencial da secretária municipal de Saúde, Célia Peçanha de Oliveira. Ela é a atual presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Regional Diamantina. E atua de forma constante na defesa e na consolidação de uma rede de saúde mais forte, estruturada e organizada, não só pra Capelinha, mas, para toda a nossa microrregião de saúde.
VALORA MINAS – A transformação do hospital de Capelinha em microrregional Nível 3 faz parte do Valora Minas, iniciativa do Governo do Estado que criou uma nova política de Atenção Hospitalar, para facilitar a chegada dos recursos financeiros aos municípios que são destaques de Saúde em suas regiões. Para, assim, melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
SAÚDE PARA QUEM PRECISA – Capelinhense, a Administração 2021-2024 não cabe em si de alegria. Essa “subida de nível” é o reconhecimento pelos investimentos realizados nos últimos anos, pela gestão correta do dinheiro público na área da Saúde. E, pode ter certeza, capelinhense, a Prefeitura de Capelinha assume a responsabilidade de continuar cada vez mais ofertando um serviço de saúde de qualidade, ampliando o acesso e, principalmente, garantindo o compromisso de honrar a titulação recebida.
Continuaremos sempre em busca de crescer e desenvolver ainda mais os serviços de saúde prestados para todas as cidades da microrregião liderada por Capelinha, Minas Novas e Turmalina, e também para os municípios de outras microrregiões que precisarem dos nossos serviços. Estamos de portas abertas pra ofertar saúde pra quem dela precisar.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui