Secretaria Municipal de Saúde de Capelinha, informa sobre reações às vacinas contra Covid-19

0
Foto: Divulgação

Via Prefeitura de Capelinha 

Tomou vacina e está preocupado (a) com as reações? Calma, isso é algo muito comum, e ocorre não só em relação às vacinas contra a Covid. Quem é que não conhece alguém que tenha relatado reações em vacinas contra a gripe, por exemplo? O que acontece é que, com a pandemia, muita coisa é novidade, e é natural surgirem as dúvidas.
Por isso, a Secretaria de Saúde de Capelinha preparou estas informações. Leia com atenção, compartilhe com familiares e amigos. E o mais importante: aguarde em casa até passar os efeitos. O ideal é não lotar as unidades de Saúde, pois, não há motivo para pânico. O momento é de grande alerta, inclusive, devido à superlotação dos leitos de UTI Covid no hospital de Capelinha.
REAÇÕES ADVERSAS APÓS TOMAR A VACINA CONTRA A COVID
– Podem ser classificadas em leves, moderadas e graves e são comuns a TODAS as vacinas disponíveis contra a Covid-19.
– Não são todas as pessoas que evoluem para eventos adversos. Nem são todas as pessoas que podem correr riscos após receberam o imunizante.
– Há vacinas que provocam reações mais, ou menos intensas, que as outras.
– Sentiu alguma reação além do normal? Monitores e, se estas reações durarem por mais de 48 horas, procure atendimento médico. De preferência, passe primeiro na Central Covid, na avenida JK, próximo ao hospital.
EFEITOS MAIS COMUNS APÓS TOMAR A VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS:
– Dor
– Sensibilidade
– Vermelhidão no local da aplicação
– Cansaço
– Indisposição
– Dores no corpo
– Calafrios
– Febre
REAÇÕES ALÉRGICAS GRAVES – E RARAS, INCOMUNS:
– Falta de ar
– Coceira intensa
– Paralisia muscular
ATENÇÃO: estas reações não se referem a um pouco de falta de ar / alguma coceira / algum tipo de dor ou incômodo no músculo.
Em muitos casos, o fator psicológico, como o medo ou receio, pode “enganar” a pessoa e ela achar que está tendo sintomas graves. Relaxe, respire fundo, monitore os sintomas. Somente procure ajuda médica se for algo realmente sério e intenso.
Para se ter uma ideia, em Capelinha já foram aplicadas uma média de 15 mil doses de vacina contra a Covid. E não houve NENHUMA reação alérgica grave.
EFEITOS MAIS COMUNS POR TIPO DE VACINA
ASTRAZENICA/ FIOCRUZ: sensibilidade, dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira, inchaço no local da aplicação. As pessoas podem apresentar fadiga, sensação de indisposição, calafrios e sensação de febre, além de enjoos, dores de cabeça e nas articulações. Sintomas semelhantes a de um resfriado podem surgir.
CORONAVAC: dor no local da aplicação, febre, dor de cabeça e no corpo, diarreia e náuseas.
PFIZER: dor e inchaço no local da aplicação, cansaço, diarreia, dores de cabeça e nas articulações, febre e calafrios.
JOHNSON & JOHNSON (JANSEN): dor no local da aplicação, dores de cabeça e musculares, náusea e sensação de muito cansaço
COVAXIN: dor, inchaço no local da aplicação, vermelhidão, febre e mal estar.
SPUTNIK V: nenhum efeito imprevisto ou desejado foi observado
MUITO IMPORTANTE: embora não impeça o contágio nem a transmissão do vírus, a vacinação é essencial, já que induz o sistema de defesa do corpo a produzir imunidade contra o coronavírus pela ação de anticorpos específicos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), efeitos colaterais moderados após a vacinação podem indicar que a vacina está funcionando e que o sistema imunológico está respondendo como deveria.
Conte sempre conosco, capelinhense. E viva a vacina!

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui