Escola Maria Montessori fecha parceria para aprimorar ensino de inglês

0

Quanto mais cedo o contato com um novo idioma, maior a chance de absorver o conhecimento e estimular as habilidades de compreender, ouvir e falar. Focada em oferecer uma experiência completa de aprendizado na língua inglesa, a Escola Maria Montessori, referência nacional na aplicação de um dos métodos de ensino mais respeitados do mundo, abre as portas da instituição para receber, a partir do ano que vem, os professores da Casa Thomas Jefferson.

Os docentes serão capacitados na metodologia Montessoriana para poder ministrar o conteúdo a partir do Jardim 1. Os alunos do Montessori integral terão aulas de segunda a sexta-feira e os do turno regular, de duas a três vezes por semana.

Além dessa parceria, a Escola Maria Montessori terá mais uma novidade em 2022: a ampliação do ensino fundamental. O segmento começará, de forma gradual, pelo 6º ano. Para isso, o espaço atual de 30 mil m² receberá um bloco, exclusivo para acolher os alunos, com laboratórios modernos e um grande espaço de convivência. Assim, as matrículas estarão abertas para o 7º ano, em 2023; para o 8º, em 2024; e para o 9º, em 2025.

Tudo isso está alinhado às demandas das famílias que, até então, precisavam migrar os filhos para outros colégios ao término do 5º ano. “O Método Montessori respeita o potencial, a criatividade, o ritmo e a individualidade dos alunos. Isso faz total sentido, porque vivemos num mundo em que as crianças são cada vez mais atentas e curiosas. Por esse motivo, os pais nos pediram, por muitos anos, a ampliação dos segmentos de ensino. Agora, esse momento chegou e estamos com a equipe pronta para atendê-los”, garante Márcia Fatureto, diretora pedagógica da Escola Maria Montessori.

Expectativa

Daniela Vitali, mãe da Bianca (5º ano) e da Cecília (2º ano), ambas alunas desde o Maternal II, admite que as filhas estão animadas com essa nova etapa. “Principalmente a Bianca, que ama tanto a escola. Em vários momentos, ela questionava se podia estudar lá até adulta (risos)”, conta.

Ainda segundo a mãe, é importante dar continuidade à metodologia sem rupturas. “Nós sugerimos algumas demandas, como a inserção do inglês e o apoio pedagógico no contraturno. Fomos atendidos. Estamos confiantes. A escola tem muitos anos de carreira e no momento em que decide investir no 6º ano, estamos apostando que ela está vindo com tudo. Vamos ser os primeiros a passar pelo processo e ajudar, inclusive, a melhorá-lo para os alunos futuros.”

Estudantes aprendem linguagem de programação e pensamento computacional

Mind Makers

Para aliar a metodologia criada pela pedagoga italiana Maria Montessori à educação em constante transformação, a escola lançou, também, o Mind Makers. O projeto inovador, voltado à linguagem de programação e ao pensamento computacional, tem despertado muito interesse desde que entrou na grade curricular, em agosto deste ano.

“É uma disciplina alinhada às profissões do futuro. Em vez de aprenderem a operar a máquina, os alunos absorvem, de forma lúdica e com a mão na massa, o funcionamento do computador e as noções de algoritmo, de programação e de robótica. As crianças têm, hoje, um grande potencial para desenvolver habilidades em muitas áreas. Esse projeto gera grande interesse pela tecnologia e, ao mesmo tempo, pelo raciocínio lógico e pela colaboração mútua”, explica Márcia Fatureto.

Ensino diferenciado

Maria Montessori 2021 - 96 (1)
Método montessoriano na prática

O Método Montessoriano estimula a autonomia e o conhecimento, por meio da experimentação, com o objetivo de formar cidadãos éticos, conscientes das escolhas, criativos e engajados com um mundo mais humano e sustentável. O respeito às diferenças e à liberdade com responsabilidade são princípios essenciais da metodologia. Nesse processo, o professor atua observando o trabalho do aluno e interferindo, apenas, quando é chamado ou quando percebe alguma dificuldade.

“A metodologia montessoriana continua atual e inovadora, mesmo com anos de existência, pois não é apenas um método de ensino, mas, também, uma filosofia de vida que prioriza a evolução e a construção de um indivíduo novo. Estamos sempre atentos e abertos às necessidades da própria criança, contribuindo para sua formação integral”, aponta a diretora pedagógica.

Infraestrutura completa

A Escola Maria Montessori acompanha a expansão de Brasília desde os anos 70 e tem um espaço único na região. Uma extensa área verde, minizoológico – mantido em parceria com o Ibama -, carrossel e até um trem fazem parte das atrações recreativas. Tudo para deixar o aprender ainda mais divertido e encantador.

 


0



Escola Maria Montessori

SGAS 913, Conjunto A
Site: www.escolamontessori.com.br
Instagram | Facebook |YouTube
Telefone: (061) 3346-2733

O post Escola Maria Montessori fecha parceria para aprimorar ensino de inglês apareceu primeiro em Metrópoles.