Governador Romeu Zema apresenta Minas Gerais a potenciais investidores em Londres

0
Encontro com setor financeiro faz parte de missão oficial do governo mineiro no Reino Unido iniciada nesta segunda-feira

Via G1 Agência Minas  

O governador Romeu Zema deu início nesta segunda-feira (8/11) à missão oficial de Minas Gerais no Reino Unido em encontro com representantes de empresas do setor financeiro sediadas em Londres. Durante o encontro, realizado na capital britânica, Zema apresentou os potenciais do Governo do Estado e o ambiente de desburocratização que a gestão atual proporciona a quem deseja investir.

“O último governo atraiu para Minas Gerais, em protocolos via Indi, R$ 26 bilhões em quatro anos. Em nove meses de 2021, atraímos R$ 58 bilhões. Estamos quase fazendo por mês o que o Estado fazia em um ano em atração de investimentos”, destacou o governador.

“Tudo isso tem muito a ver cm o tratamento que damos ao setor privado. Temos eliminado as burocracias, na área ambiental temos racionalizado, dando respostas com maior agilidade. Temos o Estado mais seguro do país, com resultados expressivos em saúde e educação. Nossa estrutura de governo está pronta e disponível para atender vocês”, completou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Flávio Roscoe, que participou do encontro, salientou o trabalho desenvolvido em Minas Gerais em prol dos empresários.

“A vida do empreendedor está mais simples e em todas as áreas isso vem sendo feito de forma sistemática. O governador tem preocupação não só em atrair, mas em quem já está investindo no Estado, como programas como o Minas Livre para Crescer, lançado dentro da própria Fiemg. Você ter um governante que entende o que é empreender no Brasil é uma sensibilidade que poucos tem”, lembrou.

O chefe do setor de Promoção Comercial e de Investimentos da Embaixada do Brasil em Londres, Carlos Pachá, salientou a relação comercial já consolidada entre Minas e Reino Unido. “É um dos nossos maiores exportadores”, disse.

Também participaram do encontro o deputado estadual Noraldinho Junior e os secretários de Estado de Marília Melo (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Mateus Simões, (Geral) o chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, Juliano Alves, o presidente do Indi, João Paulo Braga, além do consul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown, e representantes das empresas Lide UK, Aroeira Salles e Cadwalader, apoiadoras dos encontros.

Agendas

Nesta terça-feira e quarta-feira (9 e 10/11), a comitiva estadual segue com agendas com importantes empresas e com o governo britânico.

As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais, com o fechamento de potenciais negócios e oportunidades de criação de mais empregos, assim como a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização.

Minas Gerais foi o primeiro Estado da América Latina e do Caribe a aderir à campanha do Race to Zero, liderada pelo governo britânico, e esse pioneirismo é fundamental para destacar a agenda comercial em Londres, buscando, inclusive, investimentos sustentáveis.

Além de Londres, na próxima quinta-feira (11/11), o governador representará o Brasil no debate sobre Cidades, Regiões e Espaços Organizados na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia, quando serão apresentadas ações do Estado em prol da sustentabilidade.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui