Governador Romeu Zema dá início à missão oficial no Reino Unido na próxima segunda-feira (8/11)

0
Com foco em sustentabilidade e investimentos, governador se reúne com empresas de setores como energia, agronegócio e com o governo britânico

Via Agência Brasil 

O governador Romeu Zema inicia na próxima segunda-feira (8/11) a missão oficial de Minas Gerais no Reino Unido. Além de importante participação no dia 11/11 na abertura de painel da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), em Glasgow, na Escócia, Zema terá encontros de negócios com potenciais investidores e com representantes do governo britânico, em Londres, na Inglaterra.

As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais e a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização. O Estado foi o primeiro da América Latina e do Caribe a aderir à campanha Race to Zero, liderada pelo governo britânico, e o próximo passo para cumprir o compromisso de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 é justamente buscar esses investidores. Londres é base dessas grandes empresas.

A comitiva brasileira, formada por representantes do governo estadual, Assembleia Legislativa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do consulado britânico em Belo Horizonte, cumprirá agendas na embaixada do Brasil em Londres e na sede de empresas com potencial de aportar novos investimentos em Minas Gerais. Já com o governo britânico, o governador será recebido pelo trade envoy para o Brasil, Marco Longhi, quando tratarão sobre as relações comerciais entre as nações e potenciais parcerias.

“Tenho muito orgulho com os sucessos na pauta climática esse ano, como a adesão à campanha Race to Zero, que gerou destaque internacional para Minas Gerais. É o momento perfeito para Minas se destacar ainda mais numa agenda comercial em Londres, um dos capitais financeiros do mundo, durante um contexto da COP26 e numa agenda de negócios de baixo carbono”, afirma o cônsul britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown, que fará parte da comitiva.

Segundo ela, a transição para uma economia verde vai trazer investimento significativo e gerar centenas de milhares de empregos. “Quem se mover primeiro terá mais a ganhar. Acredito que o Governo de Minas tem a capacidade técnica e ambição para aproveitar essas oportunidades do momento”, ressaltou.

Relações comerciais

As relações comerciais entre Minas Gerais e o Reino Unido é representativa. Minas foi o principal estado brasileiro exportador para o Reino Unido, concentrando 30,8% do total exportado pelo Brasil. O montante exportado pelo estado em 2020 foi de US$ 781,5 milhões.

Nas importações, Minas Gerais ocupa a sexta posição dentre os principais estados brasileiros importadores de produtos do Reino Unido, com a soma das importações alcançando US$ 74,9 milhões no último ano.

Na pauta de exportações de Minas Gerais para o Reino Unido, no ano de 2020, os produtos de maior destaque foram: ouro, café, minérios de ferro e seus concentrados.

Além disso, há relevantes investidores britânicos em Minas, como Unilever, Diageo, Sigma Lithium, Gemacom Tech, Dallas Airmotive, entre outros.

Serviço

Reunião com direção da Anglo American

Horário: 12h (horário local de Londres)

Local: sede da empresa – Charterhouse Street

 

Reunião com o Trade Envoy para o Brasil, Marco Longhi

Horário: 16h (horário local de Londres)

Local: sede do governo britânico

 

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui