Governo de Minas Gerais adere à coalizão mundial para zerar emissões de gases de efeito estufa

0
Adesão do estado busca apoio para desenvolvimento dos compromissos firmados na campanha Race to Zero

Via Agência Brasil 

Minas Gerais assinou Memorando de Entendimento que formaliza a adesão do Estado à Coalizão Under 2. A parceria foi estabelecida durante a Assembleia Geral da Coalizão, realizada em Glasgow, na Escócia, dentro da programação da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, representou o governador Romeu Zema na assinatura, nesse domingo (7/11).

O ingresso de Minas na coalizão busca apoio para o desenvolvimento dos compromissos firmados na adesão do Governo do Estado à campanha Race to Zero, como a atualização do Inventário de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa e do Plano de Ação Climática. A Coalizão Under 2 é uma aliança climática que reúne mais de 260 Estados, regiões e províncias em todo o mundo que representam cerca de 1,75 bilhão de pessoas e 50% da economia global.

Sisema / Divulgação

O movimento oferece suporte técnico, visibilidade de ações em nível internacional e auxílio para participação em eventos climáticos de grande expressão. Na assembleia, junto a representantes de diversos estados, cidades e países, a secretária Marília Melo fez uma apresentação sobre as experiências e projetos do Governo de Minas para zerar as emissões de gases de efeito estufa.

A secretária também ressaltou a atuação de Minas para a preservação de biomas como a Mata Atlântica, e da projeção de reflorestar 3,7 milhões de hectares no estado até 2030. Outro ponto citado foi o contexto da adesão pioneira à campanha RaceTo Zero, junto às Federações da Indústria (Fiemg) e da Agricultura (Faemg) de Minas Gerais.

“Nós temos um grande desafio para estabelecer em Minas Gerais um plano de ação com estratégias para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e na transição para a economia de baixo carbono”, observou Marília. Ela enfatizou, ainda, a articulação feita com representantes de governos de outros estados, municípios e países. “São articulações que reforçam o nosso compromisso e nos auxiliam rumo à economia verde”, acrescentou.

Coalizão  

Os países, estados e cidades membros da Coalizão Under 2 se comprometem a manter o aumento da temperatura global abaixo de 2° C, com esforços para atingir 1,5 °C. Entre os participantes do movimento, 35 estados e regiões da Coalizão se comprometeram a zerar emissões líquidas até 2050, ou antes.

A busca para o alcance dos objetivos na coalizão é feita em um trabalho com os governos para acelerar a ação climática por meio de três fluxos de trabalho: caminho, ação política e transparência.

COP 26  

Nesta segunda-feira (8/11), o governador Romeu Zema se juntou à comitiva brasileira, em Glasgow, para as agendas e debates na COP26. Além de importante participação no dia 11/11, na abertura de painel da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), Zema terá encontros de negócios com potenciais investidores e com representantes do governo britânico, em Londres, na Inglaterra.

As agendas no Reino Unido têm como foco as relações comerciais e a atração de financiamento para projetos sustentáveis, como no caso da pauta de transição energética, um dos pilares de Minas Gerais na busca pela descarbonização.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui