MDB lança em dezembro pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência

0

O MDB marcou para dezembro um ato da Executiva Nacional destinado a lançar a senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. A previsão foi confirmada pela legenda e o evento deve ocorrer em Brasília (DF).

A apresentação do nome da senadora mostra a disposição do MDB em se colocar nas apostas da terceira via, que já conta com uma fragmentação de nomes. Siglas de centro e centro-direita buscam um candidato capaz de se posicionar frente a polarização entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido). Simone Tebet é a primeira mulher a entrar na disputa.

Antes mesmo de ter o nome chancelado, a senadora já começou a se articular. Segundo apuração do colunista do Metrópoles Igor Gadelha, na semana passada, Simone jantou em São Paulo com empresários e políticos paulistas.

A candidatura é defendida por segmentos sociais e pela juventude do MDB, mas ainda não tem adesão aberta de caciques da legenda.

“A Simone Tebet tem habilidade de lidar com grandes desafios de uma forma firme e equilibrada. Uma mulher que também tem uma característica conciliadora, que jamais foge das suas responsabilidades. Simone Tebet está preparada para ser a presidente da República”, disse a presidente do MDB Mulher, Fátima Pelaes, em podcast da sigla.

Perfil

Simone Tebet, 51 anos, é advogada e professora universitária. Ela chegou ao Senado em 2015, depois de ter sido vice-governadora de Mato Grosso do Sul, prefeita de Três Lagoas e deputada estadual. Como senadora, ela exerceu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, entre 2019 e 2020.

Ela também se destacou por sua postura combativa na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, em 2021.

Simone disputou a Presidência do Senado em 2021, mas foi derrotada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG).


0

O post MDB lança em dezembro pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência apareceu primeiro em Metrópoles.