Pela 1ª vez, delegado brasileiro é eleito para cargo-chave na Interpol

0

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza Júnior (foto principal) foi eleito vice-presidente do Comitê Executivo da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). É a primeira vez que um brasileiro ocupa o cargo. O mandato é de três anos.

O policial concorreu com candidatos da Colômbia e de Trindade e Tobago. A assembleia geral ocorreu nesta quinta-feira (25/11), em Istambul, na Turquia. A Interpol conta, atualmente, com integrantes de 194 nações.

Por meio do Twitter, a organização também anunciou o novo presidente, general Ahmed Nasser Al Raisi, inspetor-geral do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos. Raisi é alvo de denúncias de torturas na França e Turquia. Ele ocupará a função em período parcial e de forma não remunerada no país de origem.

O cargo de presidente é protocolar e, na prática, quem comanda a organização é o secretário-geral, Jürgen Stock, reeleito em 2019 para um segundo mandato de cinco anos.

O Comitê Executivo da Interpol tem, entre outras atribuições, definir o orçamento e ditar as regras mundiais em assuntos de polícia e segurança. Com um brasileiro em cargo-chave, a expectativa é de que o delegado possa reforçar a atuação da Polícia Federal em atuações internacionais.

O post Pela 1ª vez, delegado brasileiro é eleito para cargo-chave na Interpol apareceu primeiro em Metrópoles.