Unha do pé pode indicar diabetes. Aprenda a identificar

0

Embora existam alguns sinais mais comuns que indicam a presença de diabetes, há certas alterações nas unhas dos pés que também surgem como sintomas da doença.

O endocrinologista Renato Teixeira explica que a diabetes é uma doença sistêmica, caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, que leva a lesões vasculares, neurológicas e em diversos órgãos.

Por afetar a vascularização do corpo, a diabetes torna as unhas mais finas, quebradiças, com presença de estrias, pálidas e crescimento lento.

“Além das alterações teciduais, as unhas dos pacientes diabéticos tem uma maior probabilidade de desenvolver micoses e infecções, quando se faz a retirada de cutículas”, explica o médico.

Teixeira acrescenta que os pés de quem tem diabetes também são afetados pela doença. “Eles podem ficar avermelhados, doloridos, com os dedos com aspecto de salsichas e retorcidos. Lesões podem aparecer por pequenos traumas e formar úlceras de difícil cicatrização”.

As alterações costumam surgir em pessoas que já estão com um quadro mais avançado, devido a um diagnóstico tardio ou a falta de atenção com o problema. Os primeiros sintomas da diabetes são boca seca, aumento na frequência ao urinar, fome em excesso, visão turva e emagrecimento.

Tipos de diabetes

O diabetes tipo 1 é aquele no qual o indivíduo nasce com a diabetes. As células do pâncreas não produzem insulina e com isso ocorre o aumento de glicose no sangue.

Já o tipo 2, que ocorre em cerca de 90% dos casos, é o adquirido e normalmente está relacionado à obesidade.

O teste oral de tolerância à glicose, geralmente, é usado como referência para o diagnóstico da doença.

Tratamento

O tratamento da diabetes deve ser individualizado, prescrito por um médico e acompanhado por equipe multiprofissional da saúde.

Medidas iniciais, como dieta com restrição a açúcar e massas, devem ser implementadas. O emagrecimento é fundamental para um controle adequado e, muitas vezes, pode levar até a remissão da doença.

O uso de medicamentos orais antidiabéticos e ou injetáveis normalmente é indicado. A cirurgia metabólica é recomendada apenas para pacientes selecionados e que, apesar do tratamento clínico, não conseguem controlar a doença.

O post Unha do pé pode indicar diabetes. Aprenda a identificar apareceu primeiro em Metrópoles.