Conitec aprova relatório que rejeita uso do kit Covid

0

O plenário da Comissão de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), ligada ao Ministério da Saúde, aprovou nesta terça-feira (7/12) o protocolo ambulatorial que indica, entre outros, a ineficiência do chamado kit Covid. O documento foi elaborado a partir de estudo encomendado pela Saúde, que não recomenda o uso de remédios como ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19.

Intitulado de Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, o estudo foi coordenado pela equipe do médico Carlos Carvalho, a pedido do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A votação foi acirrada: 7×6. Todo o processo de tramitação do protocolo tem sido polêmico e fonte de muitas divergências. A consulta pública, apresentada nesta terça (7/12) foi marcada por manifestações políticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

A reunião contou com participação dos membros do plenário da Conitec, composto por secretários do Ministério da Saúde e representantes de instituições como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras entidades médicas.

Foram apresentadas as contribuições da consulta pública aberta pela Conitec para colher a opinião da sociedade sobre o relatório. O processo foi aberto no dia 12 de novembro e ficou vigente por 10 dias.

Agora, o relatório produzido é enviado ao secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. Cabe a ele a decisão de seguir ou não a recomendação, e incorporá-la ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Polêmicas

A votação sobre o documento causou polêmicas nas últimas reuniões da comissão. Em vídeo publicado na página da Conitec, é possível ver que a deliberação terminou empatada, após uma série de divergências.

Cinco dos sete secretários do Ministério da Saúde votaram contra o documento que condena o uso do chamado kit Covid. Além disso, um representante do Conselho Federal de Medicina (CFM) também foi contrário ao protocolo.

Antes da votação, a Conitec chegou a ficar sob a mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado Federal, após suspeitas de interferência do Palácio do Planalto na votação do relatório.

O post Conitec aprova relatório que rejeita uso do kit Covid apareceu primeiro em Metrópoles.