Sapinho: conheça a doença da qual Viih Tube escapou na Farofa da Gkay

0

Nos últimos dias, a youtuber e ex-BBB Viih Tube mostrou que tem curtido bastante a fase solteira. Em vídeo feito por Matheus Mazzafera, a influenciadora revelou que beijou 46 bocas durante os três dias de festa da Farofa da Gkay, em Fortaleza.

Nas redes sociais, Viih Tube comemorou ter escapado de doença conhecida por ser transmitida pelo beijo. “Não peguei sapinho, gente, isso que importa”, brincou. Mas você sabe o que é o sapinho?

Chamada candidíase oral, a infecção é causada pelo fungo Candida albicans. A doença afeta principalmente bebês e adultos com sistema imune debilitado.

O fungo que causa o sapinho é encontrado naturalmente na pele e nas mucosas e, por isso, pode ser transmitido pelo contato boca a boca. O problema acontece quando a Candida se desenvolve em excesso.

Alguns fatores favorecem esse comportamento, como doenças endócrinas, no sangue ou no sistema imunológico, deficiência de nutrientes, má higiene bucal, tabagismo, entre outros.


0

Sintomas

Os principais sintomas são placas brancas e aftas que se formam nos lábios, língua e bochechas, além de dor e ardência na região. Em casos mais graves, pode haver inflamação no esôfago, que causa dificuldade para engolir.

No geral, o tratamento pode ser feito em casa com a aplicação de um antifúngico indicado pelo médico. Também é importante manter cuidados, como escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e evitar alimentos gordurosos e com açúcar.

Para não passar por esse incômodo, a prevenção é simples. O ideal é ter uma higiene bucal adequada, fazer visitas regulares ao dentista e manter hábitos saudáveis, que fortalecem o sistema imunológico.

O post Sapinho: conheça a doença da qual Viih Tube escapou na Farofa da Gkay apareceu primeiro em Metrópoles.