Covid: 90% dos internados não se vacinaram. Veja pontos de imunização

0

Nesta quinta-feira (13/1) vários pontos de imunização contra a Covid-19 e a gripe estão disponíveis para o público acima dos 12 anos. O governador em exercício, Paco Britto (Avante), alertou na quarta (12) que cerca de 90% das pessoas hospitalizadas pelo coronavírus não tomaram vacina ou estão com ciclo de imunização incompleto. Por isso, é necessário proteger-se frente a nova onda da doença causada pela Ômicron.

“Talvez o grande escudo que temos hoje é a grande cobertura vacinal que alcançamos. É claro que queremos aumentar, mas chegamos a uma cobertura favorável de vacinação e é por isso que vamos na busca ativa por não vacinados”, disse o secretário de Saúde, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, em coletiva de imprensa da última quarta.

A preocupação do governador em exercício e do secretário de saúde é explicada pela velocidade em que a taxa de transmissão do coronavírus vem crescendo. O índice subiu pela 7ª vez seguida em uma semana também na quarta-feira (12/1) e chegou a 2,11. Isso significa que uma pessoa infectada pela Covid-19 transmite o vírus para pelo menos outras duas.

Ibaneis sobre veto a shows no DF: “Trabalhando para vencer a pandemia”

Saúde confirma 26 casos de Ômicron e 11 mil de Influenza no DF

Intervalo entre doses

Adolescentes entre 12 e 17 anos têm endereços próprios para tomar a vacina da Covid por só poderem ser imunizados com a Pfizer.  Qualquer pessoa acima de 18 anos que ainda não tenha iniciado a vacinação pode tomar AstraZeneca, Coronavac e até mesmo a Pfizer – a Secretaria de Saúde permite escolher a marca da vacina.

Para a segunda dose da AstraZeneca ou Pfizer, é necessário contar 56 dias da D1. Caso já esteja na hora de tomar a D2, basta conferir em qual posto está disponível cada uma das marcas. Quem tomou Coronavac precisa aguardar 28 dias. No caso da dose de reforço é preciso ter quatro meses desde a data em que a segunda dose foi aplicada.

Onze pontos de vacinação para crianças no domingo

O Governo do Distrito Federal (GDF) informou que a campanha de vacinação de crianças contra a Covid-19 iniciará no próximo domingo (16/1), com pelo menos 11 pontos da Secretaria de Saúde, além de um itinerante.

Conforme antecipado pelo Metrópoles, a primeira remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde será de 16,3 mil doses da Pfizer. Dessa forma, 10 mil delas serão destinadas a crianças com 11 anos (dentro do grupo por faixa etária) e outras 6,3 mil doses para menores com deficiência permanente, sob tutela do Estado e com comorbidades.

Veja onde pessoas acima de 12 anos podem se vacinar no DF:

O post Covid: 90% dos internados não se vacinaram. Veja pontos de imunização apareceu primeiro em Metrópoles.