Covid: Reino Unido registra queda de casos pela variante Ômicron

0

Desde a última quarta-feira (5/1), o Reino Unido está registrando uma queda no número de novas infecções por Covid-19. O país, que vem lidando com mais uma onda de contágios pelo coronavírus, começa a ver sinais de melhora: a diminuição de casos indica que a transmissão pela variante Ômicron está desacelerando.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, mais de 120 mil pessoas se infectaram com o coronavírus nesta terça-feira (11/1). É o sexto dia consecutivo de queda entre os novos casos, que chegaram a bater a casa dos 318 mil em um dia, no final de dezembro.

Entre 5/1 e 11/1, 1.103.660 pessoas tiveram um resultado positivo confirmado. Isso representa uma queda de 13% em relação à semana anterior, que teve 1.269.878 casos de Covid-19 registrados.

Saiba mais sobre a variante Ômicron do coronavírus:


0

Em comunicado oficial feito na segunda-feira (10/1), o secretário de Saúde e Assistência Social, Sajid Javid, disse que “o público tem desempenhado seu papel com centenas de milhares se apresentando para serem testados e vacinados todos os dias desde o surgimento da variante Ômicron.”

A diretora executiva da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, Jenny Harries, agradeceu a população pelos esforços em conter o vírus. Até o momento, segundo informações do governo britânico, quase 52 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, representando cerca de 77% da população total, e 35 milhões receberam o reforço vacinal.

“Sou muito grata ao público e a todos os nossos trabalhadores que continuam se testando regularmente e se isolando quando necessário, juntamente com outros comportamentos práticos e importantes para limitar a transmissão do vírus. Essa é a maneira mais eficaz de interromper a propagação da infecção e manter nossos amigos, famílias e comunidades, seguros”, afirmou Harries.

Apesar da queda nos casos, o número de mortes não diminuiu, já que 379 mortes foram relatadas nesta terça. De 5/1 a 11/1, foram registradas 1.660 mortes 28 dias após um teste positivo de coronavírus. Além disso, são quase 20 mil hospitalizações pela doença e 820 pacientes estavam com ventilador mecânico até 10/1.

Por isso, o país ainda permanece com uma série de medidas para impedir a contaminação da doença. Entre as ações, estão a obrigatoriedade de máscaras faciais em ambientes internos, obrigação do comprovante vacinal ou teste negativo para certos locais e recomendação pelo trabalho em casa.

O post Covid: Reino Unido registra queda de casos pela variante Ômicron apareceu primeiro em Metrópoles.