Fisioterapia respiratória: como melhorar a função pulmonar pós-Covid

0

A fisioterapia respiratória é um método utilizado para reabilitar pessoas que tiveram algum tipo de comprometimento pulmonar. Não por acaso, o procedimento ganhou uma certa notoriedade nos últimos tempos, devido à pandemia de Covid-19, doença que costuma prejudicar a respiração.

Sequelas da Covid-19

Mas, engana-se quem pensa que os efeitos causados pelo coronavírus vão embora quando o paciente testa negativo. Em alguns casos, a chamada Covid persistente, ou prolongada, pode durar várias semanas e prejudicar a qualidade de vida das pessoas, com inúmeros tipos de sequelas. Se você já sofreu com os sintomas da doença, provavelmente notou algo diferente ao tentar retomar às atividades do dia a dia.

Saiba mais sobre a Covid longa, ou persistente:


0

Segundo uma pesquisa feita em 2020 pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, sete em cada dez pacientes que foram hospitalizados ainda tinham sequelas cinco meses após a alta. Para quem pratica esportes, por exemplo, o retorno à rotina de exercícios costuma exigir acompanhamento profissional. O fôlego e a disposição de quem já teve Covid-19 pode demorar para voltar. E é aí que entra a fisioterapia respiratória.

Como funciona a fisioterapia respiratória

“Profissionais que atuam nessa especialidade contam com técnicas manuais e recursos instrumentais destinados à expansão pulmonar e à desobstrução das vias aéreas superiores e inferiores”, explica a médica Isabela Sclauser, especialista em reabilitação cardiopulmonar e professora no Centro Universitário Newton Paiva.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

O post Fisioterapia respiratória: como melhorar a função pulmonar pós-Covid apareceu primeiro em Metrópoles.