Hemocentro do DF sofre queda nas doações de sangue. Veja como ajudar

0

Com queda de 23% nas doações de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília corre risco de desabastecimento. Ao longo de 2021, a média diária de bolsas coletadas foi de 163. Mas, na primeira semana de 2022, o número caiu para 126.


0

O aumento de infecções por Covid-19, gripe e as férias reduziram o número de doadores. Em 2 e 3 de janeiro, a média diária foi ainda menor, caindo a 94. Segundo o Hemocentro, os estoques de todos os grupos sanguíneos negativos e os tipos O e A positivo estão em níveis baixos.

Pelo diagnóstico do Hemocentro, se as reservas continuarem nessa situação por muitos dias, procedimentos de rotina e cirurgias eletivas correm o risco de adiamento. Nessa segunda-feira (10/1), apenas metade das vagas disponíveis para doação foi preenchida. Nesta terça-feira (11/1), a situação se repete. E, na quarta-feira (12/1), apenas um terço está agendada.

“Uma queda de mais de 20% não é esperada, mesmo sendo um mês de férias, em que as pessoas costumam sair de Brasília. Temos percebido que há doadores cancelando o agendamento da doação porque estão com gripe ou Covid-19”, comenta a chefe da Subseção de Captação de Doadores do Hemocentro de Brasília, Kelly Barbi.

Doe sangue

Para evitar o pior cenário, o Hemocentro pede a ajuda da população. “A gente nunca sabe quem vai precisar amanhã. Também temos muitos pacientes que precisam de transfusões com frequência. Então, a mobilização da nossa sociedade neste momento é importantíssimo para que as pessoas que precisam continuem sendo atendidas”, afirma Kelly.

Estão aptas para doações pessoas entre 16 e 69 anos, com peso acima de 51kg e saudáveis. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou ficou doente recentemente deve consultar o site da Hemocentro para saber se tem condições de doar. Interessados podem acessar esse link.

Para não haver aglomerações, o agendamento para doações de sangue segue obrigatório e deve ser feito pelo site agenda.df.gov.br. O Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte, perto do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

O post Hemocentro do DF sofre queda nas doações de sangue. Veja como ajudar apareceu primeiro em Metrópoles.