Saúde pede autorização à Anvisa para uso de autotestes de Covid

0

O Ministério da Saúde enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nota técnica que solicita a autorização do uso de autotestes para Covid-19 no país.

“O indivíduo deve seguir todas as instruções do fabricante para realização do teste e atender a orientação de que a partir do resultado obtido na autotestagem procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional da saúde, mediante as estratégias já postas pelo Ministério da Saúde, realize a confirmação do diagnóstico, notificação e receba as orientações pertinentes de vigilância e assistência em saúde.”, destaca a nota.

Em caso de resultado positivo, orienta-se que os outros moradores da casa também façam o autoteste. A pasta também orienta a busca de uma unidade de saúde para confirmação do diagnóstico.

Técnicos da pasta entendem que os exames podem ser importantes para o controle da variante Ômicron.

Nas conversas entre a Anvisa e o Ministério da Saúde, a tendência mais forte é de que seja elaborada uma normativa temporária para o uso dos exames.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, tem cuidado das tratativas, que podem resultar em mudança na regulação até o fim desta semana.

Um dos pontos que exigem mais atenção é o fato de a Covid-19 ser uma doença de notificação compulsória, ou seja, obrigatória. Porém, o entendimento é de que o acesso ao resultado pode orientar melhor os doentes a procurarem assistência médica.

No Brasil o autoteste ainda não é permitido, apenas as farmácias realizam os exames, que são feitos com a coleta de material no nariz usando cotonete ou por saliva.

O post Saúde pede autorização à Anvisa para uso de autotestes de Covid apareceu primeiro em Metrópoles.