Acabou a vacina contra HPV no DF? Há doses, mas só para o público-alvo

0

Três dias após a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) disponibilizar 7,5 mil doses de vacina contra HPV para mulheres até 45 anos e homens até 26 anos, as doses para este público começaram a acabar nos postos de saúde do DF. Segundo a pasta, ainda há algumas unidades que podem ser encontradas em alguns pontos de vacinação de rotina. Onde especificamente, porém, a pasta não soube precisar.

Quando as 7,5 mil doses acabarem totalmente, a aplicação desta vacina voltará a ser exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos. Essas crianças e adolescentes compõem o público-alvo da campanha oficial de vacinação contra o HPV.

A liberação da vacinação anunciada na última semana foi feita com doses remanescentes, que estavam perto da data de vencimento, com validade para esta quarta-feira (11/5).  “Algumas doses ainda estão disponíveis nas unidades que realizam  vacinação de rotina”, reforçou a secretaria por meio de nota.

O Metrópoles apurou que, na região de saúde central, o estoque para o pública ampliado está zerado.

O HPV

O papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês) é uma infecção sexualmente transmissível extremamente comum e pode provocar desde verrugas genitais até neoplasias, como câncer no colo do útero, no pênis e na laringe.

A vacina que previne o HPV protege contra quatro tipos do vírus, dois de baixo risco e dois de alto risco. Os de baixo risco são encontrados em 90% dos condilomas genitais, também conhecidas como verrugas genitais. Já os de alto risco, a vacina protege contra os subtipos de HPV responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

O post Acabou a vacina contra HPV no DF? Há doses, mas só para o público-alvo apareceu primeiro em Metrópoles.