Líderes da Finlândia anunciam interesse em adesão à Otan

0

O presidente da Finlândia, Saulo Niinisto, e a primeira-ministra do país, Sanna Marin, anunciaram, nesta quinta-feira (12/5), apoio à entrada da nação na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Na declaração, as autoridades afirmaram que a adesão ao grupo fortaleceria a segurança da Finlândia.

“Como membro da Otan, o país fortaleceria toda a aliança de defesa. A Finlândia deve solicitar adesão à Otan sem demora. Esta decisão será tomada rapidamente nos próximos dias”, afirmaram, em declaração conjunta.


0

A expectativa para a entrada do país na Otan existe desde o início da guerra. A Suécia também deve confirmar adesão ao grupo militar coordenado pelos Estados Unidos. A movimentação das nações gerou ameaças por parte da Rússia.

Em abril, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev – um dos mais próximos interlocutores do presidente Vladimir Putin –, fez o alerta para a possibilidade de adesão dos países à Otan. “Não se poderá falar mais de um Báltico livre de armas nucleares, o equilíbrio tem de ser reposto”, resumiu.

Ele acrescentou: “Até hoje, a Rússia não tomou tais medidas e não iria. Mas, se nossa mão for forçada… Tome nota de que não fomos nós que propusemos isso”. Medvedev foi presidente da Rússia entre 2008 a 2012.

O Partido Social-Democrata da Suécia anunciou que decidirá em 15 de maio se vai apresentar pedido para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Uma cúpula da Otan está prevista para 29 e 30 de junho em Madri, na Espanha. Analistas acreditam que a candidatura da Finlândia será anunciada até lá.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Líderes da Finlândia anunciam interesse em adesão à Otan apareceu primeiro em Metrópoles.