Nova linhagem de Ômicron é encontrada pela primeira vez no Brasil

0

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) detectaram os primeiros casos de Covid-19 relacionados à linhagem BA.2.12.1 da variante Ômicron no Brasil. A linhagem é predominante nos Estados Unidos e tem características que favorecem a sua transmissão.

A BA.2.12.1 foi identificada em Minas Gerais, depois que três pesquisadores da capital mineira voltaram infectados de um evento internacional realizado na última semana, no Rio de Janeiro.

Segundo o professor Flávio da Fonseca, pesquisador do CTVacinas, da UFMG, contou ao portal G1, o contato com pessoas de outros países, incluindo Estados Unidos, foi decisivo para que a equipe decidisse fazer o sequenciamento genético das amostras dos testes.


0

O estudo é feito para identificar as variantes contidas nos testes e ajuda a monitorar a entrada de novas cepas do vírus em uma localidade. Embora seja a primeira vez que a linhagem foi identificada no país, não é possível afirmar se ela entrou pelo Rio de Janeiro uma vez que casos anteriores podem não ter sido rastreados.

Os três pesquisadores infectados permanecem isolados. Eles tiveram sintomas leves a moderados e passam bem. Os casos foram informados à Secretaria de Saúde de Minas e ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Nova linhagem de Ômicron é encontrada pela primeira vez no Brasil apareceu primeiro em Metrópoles.