Onça é encontrada morta dentro de área de preservação ambiental no DF

0

Uma onça-parda, conhecida como suçuarana, foi encontrada morta neste fim de semana dentro da Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina. Segundo os administradores do local, o animal tinha um buraco no pescoço e, provavelmente, teria sido atingida por um tiro de arma de fogo.

O corpo foi levado para autópsia, na Universidade de Brasília (UnB), que será responsável pelo exame que deve determinar a causa da morte do animal.

Segundo a estação ecológica, a espécie é considerada vulnerável na lista nacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por fatores como perda de habitat, caça e atropelamentos.

Um vídeo foi postado nas redes sociais para divulgar o caso.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GAE Águas Emendadas (@gaeaguasemendadas)

Caso alguém tenha informações sobre a morte do animal, é possível denunciar ao Brasília Ambiental  (Ibram) pelo número 162.

A Estação Ecológica Águas Emendadas é uma das reservas naturais do Distrito Federal, onde ocorre o fenômeno único da união de duas grandes bacias da América Latina, a Tocantins/Araguaia e a Platina, em uma Vereda de 6 km de extensão.

A estação ecológica engloba também a Lagoa Bonita, nascente do ribeirão Mestre D’Armas e local de relevante beleza e importância ambiental. A área de cerrado, praticamente intacta, abriga fauna ameaçada de extinção, como a anta, a suçuarana, o tamanduá, o lobo-guará, entre outros, sendo de grande importância para a realização de pesquisas científicas.

O post Onça é encontrada morta dentro de área de preservação ambiental no DF apareceu primeiro em Metrópoles.