Reino Unido: Putin não pôde anunciar sucesso por subestimar Ucrânia

0

O Ministério da Defesa do Reino Unido publicou no Twitter uma mensagem explicando o motivo para que a Rússia não anunciasse sucesso militar na invasão à Ucrânia durante o desfile do Dia da Vitória, na segunda-feira (9/5). A data comemora a derrota nazista na 2ª Guerra Mundial.

De acordo com a publicação, a Rússia, comandada pelo presidente Vladimir Putin, subestimou a resistência ucraniana. O menosprezo, ao lado do planejamento de “melhor cenário” levaram os invasores ao que os britânicos chamaram de “falhas operacionais demonstráveis”.

Confira o post:

“É muito provável que o plano de invasão da Rússia tenha se baseado na suposição equivocada de que encontraria resistência limitada e seria capaz de cercar e contornar rapidamente os centros populacionais”, aponta o relatório britânico.

Segundo o mesmo documento, essa suposição fez com que as forças de Putin abrissem as operações de invasão com “abordagem leve e precisa”. O objetivo era conquistar uma “vitória rápida com custo mínimo”.

Entretanto, a guerra, que começou no dia 24 de fevereiro, chega nesta terça (10/5) ao 74º dia. E não há previsão para que o combate termine. “Esse erro de cálculo levou a perdas insustentáveis ​​e uma subsequente redução no foco operacional da Rússia”, analisa o Ministério da Defesa do Reino Unido.


0

 

O post Reino Unido: Putin não pôde anunciar sucesso por subestimar Ucrânia apareceu primeiro em Metrópoles.