Salmonella: Amazon faz recall de produtos com frango no Reino Unido

0

A gigante do varejo on-line Amazon acionou a rede de supermercados e cafés, unido-se às marcas Aldi e Tesco, para recolher dezenas de produtos que contém frango em sua composição no Reino Unido. O motivo do recall é o temor de que possam estar contaminados com salmonella.

A empresa de fast-food britânica Pret A Manger também retirou todos os itens contendo frango das prateleiras. Supermercados como Aldi e Sainsbury’s retiraram sanduíches, wraps e outros produtos com o alimento.


0

As marcas de supermercados britânicos Waitrose e Marks and Spencer também fizeram um recall de produtos de frango por causa dos temores de salmonella.

Risco à saúde

Segundo a mídia local, ainda não foi revelado se alguém ficou doente após comer um dos produtos listados. No entanto, há relatos de um surto de casos de intoxicação alimentar.

Recentemente, o Reino Unido teve outro surto relacionado à salmonella, quando ovos de chocolate da marca Kinder Surprise foram recolhidos pela empresa Ferrero devido a uma “potencial ligação com a doença”.

As redes de supermercado divulgaram listas dos produtos afetados – a maioria produtos é comercializada apenas na região – e emitiram alertas aos clientes para que, caso tenham comprado um dos itens recolhidos, que os devolvam às lojas e tenham reembolso total do valor pago.

Para todos os recalls de alimentos recentes no Reino Unido, é possível verificar os sites da Food Standards Agency e Trading Standards. Não há relatos, até o momento, de casos semelhantes no Brasil.

Grave infecção

Segundo o Ministério da Saúde, a salmonella (salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae, que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais a bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.

Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da doença.

A salmonella pode causar dois tipos de doença, dependendo do sorotipo: salmonellose não tifóide e febre tifoide. Os sintomas da salmonellose não tifoide podem ser bastante desagradáveis, mas a doença geralmente é autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos).

A febre tifoide é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior que a salmonellose não tifoide. A maioria dos casos de salmonellose não tifoide apresenta sintomas típicos de uma Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), como vômito, dores abdominais, febre e diarreia, que geralmente duram alguns dias e diminuem em uma semana.

O post Salmonella: Amazon faz recall de produtos com frango no Reino Unido apareceu primeiro em Metrópoles.