Bolsonaro sobre CPI da Petrobras: “Se não deve nada, investiga o cara”

0

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras na noite desta segunda-feira (20/6). O mandatário tem se colocado favorável à iniciativa depois do anúncio de mais um aumento no preço dos combustíveis.

Em conversa com apoiadores no Palácio do Alvorada, o chefe do Executivo federal novamente definiu o preço praticado pela estatal como “um abuso” e afirmou: “Eu estou acertando uma CPI da Petrobras. ‘Ah, você que indicou o presidente’. Sim mas eu quero uma CPI. Por que não? Se não deve nada, investiga o cara.”

Bolsonaro disse, ainda, que “não precisava desse reajuste, nem do anterior”. De acordo com o presidente, a tentativa do governo federal de controlar o preço dos combustíveis tem o “forte apoio” do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e de partidos do Centrão.

Nesta segunda, Lira afirmou que não trabalhará contra a instalação de uma CPI destinada a investigar os lucros da Petrobras, bem como seus diretores, ex-presidente e conselho administrativo e fiscal.

A fala de Lira ocorreu após o parlamentar se reunir com líderes das bancadas para discutir alternativas ao novo aumento no preço anunciado pela estatal. Segundo o deputado, há um requerimento de autoria do Partido Liberal (PL) solicitando a instauração do colegiado. Ele defendeu que analisará, antes, os requisitos regimentais do requerimento.

“Os partidos estão, cada um, com seu convencimento para dar respaldo ou não a esse pedido. CPI é algo lícito, normal. Com relação a isso, temos o regimento a cumprir”, disse, indicando que, uma vez em conformidade com o mínimo de assinaturas (171 deputados) e demais requisitos, a CPI da Petrobras “terá a devida instalação”.

Renúncia

Também nesta segunda, o atual presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, renunciou ao cargo. O novo indicado, Caio Mario Paes de Andrade, pode assumir o posto ainda nesta semana.

O conselho de administração escolheu como presidente interino da estatal Fernando Borges, atual diretor-executivo de Exploração e Produção da empresa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Bolsonaro sobre CPI da Petrobras: “Se não deve nada, investiga o cara” apareceu primeiro em Metrópoles.