Ketanji Brown toma posse como 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA

0

A primeira juíza negra da história da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ketanji Brown Jackson, tomou posse no cargo nesta quinta-feira (30/6).

“Com o coração cheio, aceito a solene responsabilidade de apoiar e defender a Constituição dos Estados Unidos e de administrar a justiça sem medo ou favor˜, declarou a magistrada em comunicado. 

Ketanji Brown Jackson foi indicada pelo presidente Joe Biden em fevereiro deste ano. A indicação de uma negra para a Suprema Corte era uma promessa de campanha do democrata.


0

Em abril, seu nome foi aprovado pelo Senado norte-americano. Ela, no entanto, só pode assumir o cargo nesta quinta, com a saída do juiz Stephan Breyer. 

A posse da juíza ocorre em um momento que a Suprema Corte tem sido duramente criticada por decisões polêmicas.

Nas últimas duas semanas, por exemplo, juízes conservadores da Corte conseguiram derrubar o direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos e ampliar o porte de armas de cidadãos em locais públicos.

Quem é Ketanji Brown Jackson 

Com 51 anos, Ketanji é filha de professores e cresceu no estado da Flórida. Se formou na Universidade de Harvard.

A magistrada tem ampla experiência no sistema penal norte-americano. Ela já foi juíza da 2ª instância nos Estados Unidos e defensora pública, representando réus pobres. 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Ketanji Brown toma posse como 1ª juíza negra da Suprema Corte dos EUA apareceu primeiro em Metrópoles.