Lira cobra iniciativa do governo e Economia em soluções para Petrobras

0

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta segunda-feira (20/6), que recomendará ao governo federal a adoção de medidas mais “imediatas” para contornar o mais recente aumento no preço dos combustíveis anunciado pelo Petrobras.

O deputado esteve reunido com líderes das bancadas da Casa ao longo da tarde para discutir alternativas. Além dos deputados, estiveram presentes técnicos do Ministério da Economia, e de Minas e Energia, assim como o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Segundo Lira, há um sentimento “quase que unânime” por parte de todos os líderes de que Economia e o governo federal precisam “se envolver diretamente nessas discussões”. Ele defendeu que o Executivo federal tem poder para adotar soluções mais rápidas para a questão.

“Ao invés de estarmos formatando uma PEC [Proposta de Emenda à Constituição], ou um Projeto de Lei, as medidas infraconstitucionais podem ser resolvidas através de Medida Provisória”, enfatizou, defendendo que estas “possam alterar aspectos da Lei das Estatais” para permitir “maior sinergia entre as empresas e o governo do momento”.

No encontro, não houve definição entre as bancadas sobre o caminho a ser adotado pela Câmara. Lira ainda aguarda novas reuniões com representantes da oposição e da base aliada ao governo para discutir as propostas colocadas à mesa.

O presidente da Câmara ainda sustenta que será preciso uma “discussão pormenorizada” dos aspectos jurídicos e técnicos das matérias, além de seus respectivos impactos. “Essas evoluções acontecerão ainda no dia de amanhã”, assegurou.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Lira cobra iniciativa do governo e Economia em soluções para Petrobras apareceu primeiro em Metrópoles.