MPSP arquiva inquérito contra senador Irajá por estupro

0

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) arquivou, nesta segunda-feira (20/6), o inquérito contra o senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO), acusado de estuprar uma modelo em 2020.

“Isso porque, por toda a investigação incansavelmente realizada, não foi possível identificar a prática de violência, própria ou imprópria, por parte do investigado”, escreve a promotora Eliana Faleiros Vendramini.

Em 2020, a mulher – identificada apenas como Helen – disse que conheceu o senador, que é filho da também senadora Kátia Abreu (PP-TO), durante um almoço com um grupo de amigas, no Jockey Club. Em depoimento, ela relatou que o acompanhou à casa noturna Café de La Musique com mais um amigo dele, foi dopada, perdeu a consciência e acordou em um flat, no Itaim Bibi, já sendo abusada.

Para o MPSP, no entanto, o senador e Helen se encontraram “de maneira voluntária” na data. Após o almoço – onde, segundo testemunhas, não havia nada errado – o grupo seguiu para a casa noturna. Eles ficaram em um camarote até que decidiram ir para um flat.

Testemunhas apontaram que ela estava alcoolizada, mas ainda consciente. “Embora a vítima tenha reportado ter ‘sentido um apagão’ já no Café de La Musique e ter recobrado a consciência na cama do flat, é possível ver nas imagens que chega no local andando sozinha, entrando no elevador, onde mexe sozinha em seu celular e conversa com o investigado”, diz a decisão. Porém, a recepcionista do local e um vizinho do senador relataram que Helen perguntou mais de uma vez onde estava.

Um exame toxicológico mostrou que a mulher estava alcoolizada e sob efeito de ecstasy. Além disso, comprovou que não havia substâncias entorpecentes no copo usado por Helen na data.

“No mais, dados os atos inequívocos da vítima, anteriores ao momento em que afirma ter tido um ‘apagão’, bem como a forma como agiu até adentrar ao quarto comum, não temos elementos que informam algum crime, ainda tenha sido acometida de algum mal posterior.”

Veja a decisão completa:

Decisão Irajá by Júlia Portela on Scribd

Em nota, a defesa de Irajá disse que ele “jamais cometeu qualquer ilícito, atitude imoral ou inadequada”. Veja a íntegra:

“A defesa do Senador da República Irajá Silvestre Filho reafirma, como sempre fez questão de ressaltar, que ele jamais cometeu qualquer ilícito, atitude imoral ou inadequada. O arquivamento do Inquérito Policial é a maior prova disso. Todas as provas evidenciaram de que não houve qualquer violência ou abuso, bem como se reconhecendo que a acusação era leviana.” 

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post MPSP arquiva inquérito contra senador Irajá por estupro apareceu primeiro em Metrópoles.