O rolinho de liberação muscular é eficiente para prevenir lesões?

0

A liberação muscular com o uso de rolinho tem tomado conta das academias, mas será que é eficaz? Vamos entender!

Um estudo recente comparou os efeitos de fazer duas séries de um ou três minutos de liberação usando esses equipamentos. Os resultados mostraram que a perfusão sanguínea aumentou com o uso do item, com maiores resultados após três minutos de utilização.

Sobre a rigidez, também houve redução com aplicação da automassagem, mas não houve diferença entre o uso de rolinho e a perna que não passou por intervenção, portanto, não se pode dizer que foi melhor do que não fazer nada.

Agora, um dado importante é que nenhuma melhora (rigidez e circulação) superou o limiar mínimo para ser detectável. Portanto, não se pode dizer se a mudança é realmente relevante.

Ao pressionar pontos de tensão usando rolinhos, você pode conseguir alívio na dor e até mesmo uma sensação de relaxamento, o que pode estar associado a respostas reflexas e a aumento da circulação. Mas isso não libera fáscia e não previne lesões.

Então, para que serve o rolinho?

Ele é ótimo para aliviar dores e tensão, aumentar a circulação local e, por fim, trazer melhoras agudas na amplitude de movimento.

 Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles:https://t.me/metropolesastrologia

O post O rolinho de liberação muscular é eficiente para prevenir lesões? apareceu primeiro em Metrópoles.