TSE lança hoje site sobre urna eletrônica e rechaça voto impresso

0

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará nesta quinta-feira (23/6) um site sobre a urna eletrônica em que rechaça o voto impresso e defende o processo eleitoral. O anúncio será feito pelo presidente da corte, ministro Edson Fachin, e acontece a cem dias das eleições.

A primeira mensagem do portal classifica a urna como “segura, auditável e confiável”. O posicionamento se opõe a Jair Bolsonaro que, sem provas, acusou a urna de não ser auditável e ameaçou as eleições de outubro. A ofensiva de Bolsonaro contra o TSE tem contado com o apoio dos ministérios da Defesa e da Justiça.

O site detalha o funcionamento da urna eletrônica e explica que a ferramenta foi uma resposta a recorrentes fraudes eleitorais. Pelo menos 13 fraudes são listadas, a exemplo de desvio de votos, votos brancos preenchidos e urna grávida.

O voto impresso, bandeira bolsonarista derrubada pelo Congresso no ano passado, é rechaçado: “Não atende ao que promete e ainda retoma práticas fraudulentas, relacionadas aos procedimentos manuais, que foram eliminadas do processo eleitoral brasileiro”.

“Para fraudar uma eleição apurada pelo voto impresso, basta retirar ou inserir um único voto na urna física, mesmo que seja um voto falso. A mera violação do lacre da urna também pode gerar suspeição no resultado”, segue o tribunal, concluindo:

“Recursos que fragilizam a segurança do processo eleitoral, como a impressão do voto, sempre terão posicionamento contrário da Justiça Eleitoral. Todos os esforços serão envidados para garantir e fortalecer a democracia”.

O post TSE lança hoje site sobre urna eletrônica e rechaça voto impresso apareceu primeiro em Metrópoles.