André Mendonça será o relator em processo de bolsonarista cassado

0

O ministro do STF André Mendonça será o relator do processo que tenta reverter a cassação do deputado estadual bolsonarista Subtenente Everton, do União Brasil do Paraná. Everton teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral em outubro de 2021.

O bolsonarista foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de captação e gastos ilícitos de recursos nas eleições de 2018. Segundo a denúncia do MPE, Everton recebeu R$ 12 mil em doações da pessoa jurídica Associação dos Militares da Reserva do Paraná. O financiamento eleitoral por instituições privadas é proibido.

O deputado, que alega que os custos de sua campanha foram todos “fruto de doações de amigos, apoiadores e economias pessoais”, está confiante de que sua cassação será anulada por ter Mendonça como relator.

Indicado por Jair Bolsonaro ao STF, Mendonça suspendeu recentemente um julgamento que poderia anular a decisão de Kassio Nunes Marques, outro escolhido pelo presidente, de devolver o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini, do União Brasil do Paraná. Francischini e Everton são aliados.

O post André Mendonça será o relator em processo de bolsonarista cassado apareceu primeiro em Metrópoles.