Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre podem ativar o 5G

0

Mais três capitais recebem a frequência do 5G puro (standalone) a partir desta sexta-feira (29/7). São elas: João Pessoa (Paraíba), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Belo Horizonte (Minas Gerais).

Com a liberação, as empresas de telecomunicações devem iniciar as vendas já nesta sexta. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), São Paulo, Rio, Curitiba, Salvador e Goiânia devem ser as próximas capitais com 5G.


0

 

Brasília foi a primeira cidade do país a contar com o chamado 5G puro, oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que fornece maior velocidade e menor latência (tempo de resposta) ao usuário. A nova tecnologia está disponível na capital do país desde o dia 6 de julho.

De acordo com informações da Anatel, as prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de cobertura do edital de 5G: a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de quinta geração para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras.

Ainda segundo as regras definidas pela agência, a nova tecnologia deve estar presente em todos os municípios até 2029.

O início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades. A Anatel informa que o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências.

Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto.

Parabólicas

Para a população que recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica, é necessário adaptar o equipamento. A nova frequência deve afetar a transmissão de imagens em aparelhos de televisão, causando chuviscos, congelamento e, em alguns casos, até a interrupção permanente do sinal. Isso ocorre porque a nova tecnologia opera na mesma frequência do sinal de TV aberta da parabólica tradicional, a chamada Banda C, de 3,5 GHz.

Inscritos no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo (Cadúnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento, sendo necessário realizar o agendamento.

Os interessados podem obter mais informações no Siga Antenado.

O post Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre podem ativar o 5G apareceu primeiro em Metrópoles.