Justiça afasta José Roberto Tadros e secretária do comando da CNC

0

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) condenou o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, à perda das funções públicas, suspensão dos direitos políticos por 10 anos e proibição de contratar com o serviço público pelo mesmo período. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (29/7).

Além de Tadros, a secretária-geral da entidade, Simone Souza Guimarães, também foi condenada e será imediatamente afastada das funções, além de penalidades semelhantes às direcionadas a Tadros.

Com a perda do cargo do presidente, quem assume temporariamente o comando da confederação é o 1º vice-presidente, Valdeci Cavalcante. Da decisão, cabe recurso.

Ambos são acusados de beneficiarem uma empresa que, de acordo com o Ministério Público, é ligada a familiares e ao atual presidente da CNC.

A empresa Tropical Comércio de Derivados de Petróleo teria fechado um contrato de locação de imóvel com a confederação no valor de R$ 18 mil mensais.

Contudo, conforme a denúncia apresentada para a Justiça, a proprietária do espaço teria sido fundada pela mãe e então esposa, quando Tadros ainda ocupava o cargo de presidente do Serviço Social do Comércio do Amazonas (Sesc-AM).

Procurada, a CNC informou ao Metrópoles ainda não ter sido notificada dessa decisão.

Veja trechos da sentença:


0

Ressarcimento milionário

A responsável por assinar o contrato teria sido  a hoje secretária-geral da CNC, Simone Guimarães, que deverá restituir os cofres da entidade juntamente com Tadros no “valor integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio”.

Além disso, o juiz Leoney Figliuolo Harraquian, da Comarca de Manaus, condenou os envolvidos a, solidariamente, “efetuarem o pagamento de ressarcimento ao erário no montante de R$ 7.292.054,04 em favor dos autores, cujo valor deverá ser atualizado pelo IPCA-E da data do ajuizamento e juros de de mora de 1% ao mês a contar da citação”.

O post Justiça afasta José Roberto Tadros e secretária do comando da CNC apareceu primeiro em Metrópoles.