Republicanos oficializa candidatura de Tarcísio Gomes ao governo de SP

0

Em convenção realizada neste sábado (30/7), o Republicanos oficializou a candidatura do ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas ao governo de São Paulo.

Durante o evento, o partido também oficializou apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), que esteve presente na convenção. A primeira-dama Michelle Bolsonaro também participou da ocasião.

As convenções nacionais marcam a confirmação de um candidato às eleições. Segundo calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período vai de 20 de julho a 5 de agosto. Após a convenção, o partido fica apto a registrar a candidatura até o dia 15 de agosto.


0

Trajetória

Tarcísio de Freitas foi ministro do governo Bolsonaro entre janeiro de 2019 e março de 2022, quando deixou o cargo na Esplanada para disputar o Palácio dos Bandeirantes.

Durante sua gestão em frente ao Ministério da Infraestrutura, Tarcísio era tido como favorito do presidente Jair Bolsonaro e ganhou o apelido “Tarcisão do Asfalto” e “entregador de obras”.

O ex-ministro chegou a ser cotado para compor como vice a chapa de Jair Bolsonaro à reeleição. Na época em que o assunto ainda era discutido, aliados diziam que Tarcísio de Freitas era um “neófito da política” e tinha a confiança e a discrição que o atual titular do Palácio do Planalto desejava, sobretudo diante das recorrentes discrepâncias de opinião entre ele e o atual vice Hamilton Mourão (Republicanos).


0

Domicílio eleitoral

A Polícia Federal apura supostas irregularidades na declaração de domicílio eleitoral do candidato ao governo paulista.

Segundo denúncia feita pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Tarcísio não mora no imóvel indicado à Justiça Eleitoral em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

A Promotoria Eleitoral informou que “seguirá acompanhando o trâmite do inquérito e se manifestará tão logo ocorra o encerramento das apurações”.

No mês passado, a assessoria do candidato disse que a denúncia foi recebida como “mais um sinal de incômodo com o fortalecimento e contínuo crescimento da pré-candidatura de Tarcísio de Freitas.”

De acordo com a assessoria, o ex-ministro possui contrato de aluguel em São José dos Campos e a mudança de seu domicílio eleitoral se deu de forma legal.

O post Republicanos oficializa candidatura de Tarcísio Gomes ao governo de SP apareceu primeiro em Metrópoles.