Técnica da Irlanda diz que foi estuprada por três homens do futebol

0

Vera Pauw, de 59 anos, atual treinadora da seleção feminina da Irlanda, revelou, na última sexta-feira (1º/7), que foi estuprada por três homens ligados ao futebol holandês. O segredo, de acordo com a mulher, foi guardado por 35 anos.

Ela acabou revelando o caso por “finalmente estar pronta para seguir em frente”.

Em seu relato, a profissional afirmou que um dos homens era “proeminente oficial do futebol” da Holanda. Após ser estuprada, Vera ainda foi abusada sexualmente por duas outras pessoas que também eram ligadas ao esporte daquele país.

“Nos últimos 35 anos, mantive o abuso em segredo. Permiti que a memória controlasse minha vida, me enchesse de dor e angústia diárias, dominasse meus sentimentos internos. Sou vista por muitos como uma treinadora e gerente de futebol ousada e barulhenta, uma mulher durona que chegou ao topo no mundo dos homens. Isso não poderia estar mais longe da verdade”, escreveu no Twitter.

Vera também acusou a KNVB (Associação de Futebol da Holanda) de manter o caso em segredo e se recusar a abrir um inquérito para investigar a violência. Ela alega, ainda, que apresentou cinco relatório ao órgão, mas não obteve respostas satisfatórias.

“[Ir à polícia] parece o começo do fim para mim, mas sei que ainda haverá mais sofrimento. Histórias podem aparecer na mídia holandesa sobre minha terrível provação e sei que acusações podem ser feitas contra mim para manchar minha história”, lamentou.

Por fim, a treinadora pediu privacidade e que o relato possa incentivar outras mulheres a denunciarem abusos. “Essa sou eu. Não tenho que me esconder mais. Espero continuar vivendo minha vida em liberdade”, finalizou.

A KNVB emitiu uma nota, após a revelação do caso, e admitiu erros na investigação e que não respondeu com rapidez quando foi abordada por Vera. O episódio, ainda segundo o órgão, foi repassado para um investigador independente, conforme solicitação da profissional.

A Federação Irlandesa de Futebol “deu total apoio à treinadora da equipe feminina neste momento difícil de sua vida, ao fazer revelações sobre o seu passado”. “A organização está absolutamente ciente do impacto que essas revelações terão no bem-estar de Vera e garantiu a ela o apoio total e contínuo do conselho e de todos os seus colegas”, comunicou.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

O post Técnica da Irlanda diz que foi estuprada por três homens do futebol apareceu primeiro em Metrópoles.