Veja os riscos que você corre ao usar maquiagem incorretamente

0

Quem nunca compartilhou aquela make com as amigas ou tem pelo menos um produto de beleza vencido no nécessaire? Mesmo que você seja apegada àquela paleta de sombras maravilhosa, ou acredite que emprestar suas maquiagens para alguém não fará mal, é importante lembrar que, quando vencidas, as substâncias podem criar danos para a sua pele e para sua saúde, explica a dermatologista Michele Monteiro.

Veja também:

Pensando nisso, o Metrópoles separou alguns erros cometidos com o uso da maquiagem, que pode te causar danos.

Confira:

Armazenamento

De acordo com a dermatologista, em geral, as maquiagens podem ser usadas de um a três anos depois de abertas, porém, algumas podem durar seis meses ou menos. “Um exemplo são os antioxidantes, que podem perder sua ação por oxidação. O ideal é sempre manter os frascos bem fechados e armazená-los em locais frescos, longe da luz”, orienta a especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


0

Validade

Depois de aberto, o rímel vira um ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos. O descarte desse produto deve ser feito após três meses de uso. Bases e corretivos duram de um a dois anos. Entretanto, se a textura mudar, é preciso descarta-los antes disso. Batom, blush e pó têm validade, aproximadamente, de dois anos após abertos.

Usar make vencida

Cosmético vencido, por ter sua composição química desestabilizada, pode causar o entupimento dos poros da pele, provocando acne e foliculite, ou em casos mais graves, evoluir para uma dermatite de contato.

Segundo Michele, no caso dos dermocosméticos, além do propósito não ser atingido, pode causar reações e irritações de graus variados. “Uma dica é nunca usar o dedo para a aplicação deles e de maquiagens. Isso também aumenta a chance de proliferação de micro-organismos. Para isso, use a espátula que geralmente acompanham os produtos em pote”, alerta.

Compartilhar com as amigas

Algumas pessoas podem te achar egoísta. Porém, para o bem da sua saúde, não divida suas makes! O uso compartilhado pode causar irritações na pele, além de outras doenças mais preocupantes. Por exemplo, ao compartilhar um batom, você estará sujeita a contrair herpes e clamídia, que passam facilmente de uma boca para a outra. Dividir a máscara de cílios, pode te levar a ter conjuntivite. É importante lembrar que reação vai depender do tipo de produto utilizado.

O post Veja os riscos que você corre ao usar maquiagem incorretamente apareceu primeiro em Metrópoles.