Sabe como montar um prato saudável? Nutróloga ensina o que evitar

0

Manter uma boa alimentação é mais fácil do que você imagina: basta saber o que agride ou não o nosso organismo e, claro, levar em consideração que o excesso é sempre o maior inimigo. Para tirar as dúvidas e aprender a montar um prato saudável no dia a dia, consultamos a médica nutróloga Marianna Magri, que traz as melhores dicas para acertar nas escolhas.

Como deixar a sua refeição mais saudável no dia a dia

A especialista aconselha a montar o prato com alimentos ricos em nutrientes, proteínas e carboidratos em equilíbrio, sem frituras e alimentos industrializados. Para isso, é bom apostar em alimentos como arroz e macarrão integrais (de preferência sem glúten) e muitas verduras e folhas verde-escuras, como espinafre, brócolis, repolho, rúcula, agrião e couve.

Outra boa pedida é adicionar leguminosas (grãos) no cardápio, como grão-de-bico, feijão, ervilha, amendoim e soja. Além disso, é interessante incluir outros alimentos como peixes, tofu, cogumelos, batata, mandioca, abóbora e abobrinha.

“Um prato equilibrado consiste em 25% proteínas, 25% carboidratos e 50% variados em vitaminas e minerais, como, por exemplo, os legumes, hortaliças e frutas”, aconselha a nutróloga.

Saiba quais alimentos evitar

  • Frituras em geral;
  • Excesso de glúten;
  • Açúcar refinado;
  • Café com açúcar;
  • Refrigerantes;
  • Chocolates comuns;
  • Pipoca de micro-ondas;

Veja a lista completa e como fazer substituições mais baratas no Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Sabe como montar um prato saudável? Nutróloga ensina o que evitar apareceu primeiro em Metrópoles.