A cor vermelha realmente atrai os homens? Neurocientista esclarece

0

O vermelho sempre foi uma cor relacionada ao amor e sedução. Muitas mulheres alegam receber mais olhares quando usam roupas, acessórios ou até mesmo as unhas pintadas desse tom.

Um estudo realizado pelos psicólogos Andrew J. Elliot e Daniela Niesta Kayser confirmou a atração dos homens por essa tonalidade. Na pesquisa, os participantes analisaram fotos de mulheres com a mesma roupa, primeiro na cor branca, depois na vermelha. Absolutamente todos eles afirmaram se sentir mais atraídos pelas “damas de vermelho”.

Metrópoles conversou com o psicólogo pós-graduado em neurociência Romanni Souza para entender por que os homens se sentem “atiçados” por essa cor. Existiria uma razão biológica para esse comportamento ou ele refletiria apenas um condicionamento social, uma vez que o vermelho sempre esteve ligado à sedução?

Romanni explica que o vermelho é uma cor quente e vibrante que, de fato, remete a fogo e excitação. “O vermelho pode ser interpretado pelo cérebro como um elemento sexual, transmitindo excitação e gerando reações na área tegmental ventral, associada à sensação de fome, sede e vontade de transar”, elucida.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


0

Aspectos sociais e culturais

O neurocientista revela que, para além dos fatores biológicos, essa atração pela cor está relacionada a questões psicológicas. Ou seja, há ligação com aspectos sociais e culturais. “Cores quentes como o vermelho estão ligadas a estímulos de tomada de ação”, complementa.

“Os botões do controle remoto de liga/desliga, por exemplo, costumam ser vermelhos. Culturalmente, o vermelho ainda remete a paixões e desenhos de coração. Toda reação psicológica acaba gerando uma reação biológica”, ilustra.

“A cultura tem grande relevância em como construímos nossa percepção sobre o mundo e respondemos a estímulos”, enfatiza o especialista.

O psicólogo acrescenta: “Essa coloração transmite muitas sensações, entre elas, desejo, energia, sexualidade, força, ira e ação. É uma cor vibrante, sendo excelente para despertar a atenção e o desejo”.

Contudo, Souza destaca aos que têm interesse em conhecer novas pessoas que apostar na cor nem sempre garantirá o match com o crush. “Existem vários elementos além da cor do vestido para que um sentimento de instigação seja despertado, como postura, tom de voz e ambiente”, exemplifica.

Nas palavras do profissional, o mais importante na hora da conquista é conhecer a própria identidade e fazer uma combinação harmônica entre as cores de acordo com a imagem que deseja transmitir, estando congruente com a própria identidade. Apostar em lábios vermelhos, no entanto, pode apenas ajudar no hora H.

O post A cor vermelha realmente atrai os homens? Neurocientista esclarece apareceu primeiro em Metrópoles.