A empresários do turismo, Lula promete abaixar preço do querosene de aviação

0

O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu reduzir o preço do querosene de aviação (QAV) com o objetivo de reaquecer o turismo, caso seja eleito, durante encontro com líderes do segmento em São Paulo nesta terça-feira (20/9).

“Se preparem para abaixar o preço desse maldito querosene. Nós produzimos petróleo, e produzimos querosene, por que tem que ser tão caro? Vamos equacionar isso”, afirmou.

A última redução da Petrobras sobre o combustível, de 10,4% em relação ao preço de venda às distribuidoras, passou a valer em 1º de setembro. Em agosto, a petrolífera já havia reduzido o preço do QAV em 2,6%. O valor do querosene alcançou seu maior patamar em 2021,  quando acumulou alta de 76,2%.

O combustível responde por mais de um terço dos custos do setor, que têm uma parcela superior e 50% indexada pelo dólar. Como resultado, os índices costumam impulsionar o preço das passagens aéreas, em alta desde o ano passado.

Durante a fala, o candidato do PT usou como exemplo o preço dos bilhetes para transporte aéreo, e defendeu que “tem algo a mais, além do querosene, subindo o preço da passagem”.

“Quando você vai comprar uma passagem daqui (São Paulo) para o Rio de Janeiro e paga quase 1 mil reais, não é normal. Quando vai pagar quase 3 mil reais para Brasília, não é normal. Não é só o preço do querosene na passagem. Porque se for o preço do querosene, a gente vai resolver. Para vocês nunca mais falarem do preço do querosene”. 

Lula também falou sobre os atrativos brasileiros em termos de turismo, e argumentou que o país não sabe cuidar das próprias riquezas. O petista falou sobre a importância de “oferecer comodidade e segurança” aoas turistas que querem viajar pelo país.

“Nós brasileiros costumamos sempre achar que nós somos fantásticos, que somos bonitos, temos a Amazônia. E achar que as pessoas vêm pra cá só por isso, não vêm. Tem muito lugar que tem praia bonita. Para atrair turista, você tem que vender a ideia de uma coisa boa”.

Ele também reforçou a importância da política econômica: “Para fazer turismo, você precisa, primeiro, que o povo tenha condições de comprar uma passagem. Segundo, que o povo trabalhe e tenha salário, e um país que está há 4 anos sem reajustar o salário minímo, em que os idosos estão há 4 anos na fila para receber aposentadoria. Como esse país vai viajar?.

O post A empresários do turismo, Lula promete abaixar preço do querosene de aviação apareceu primeiro em Metrópoles.