Candidato à Presidência divulga fake news e diz que UnB não tem Bíblia na biblioteca

0

É falsa a afirmação de que Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) não contava com exemplares da bíblia em seu acervo. A informação foi divulgada pelo candidato à Presidência da República pelo PTB, Padre Kelmon.

No perfil oficial no Instagram, o postulante ao Palácio da Alvorada divulgou um vídeo e, na legenda, diz que a universidade não tinha nenhuma bíblia.

“Você sabia que tiraram as nossas bíblias de várias bibliotecas e repartições públicas? Pois é, fomos na biblioteca da @unb_oficial conferir e realmente não tinha. Então, doamos 2 bíblias para lá”, diz a publicação. Até 21 de setembro de 2022, o padre Kelmon somava 28,7 mil seguidores na rede social e o post em questão tinha 203 curtidas.

Como verificamos

O V ou F procurou a UnB e questionou sobre a presença de exemplares da bíblia na biblioteca local. A universidade informou que o catálogo de exemplares disponíveis tanto de forma on-line quanto física é público e pode ser checado por qualquer pessoa.

A entidade ainda afirmou que havia exemplares da bíblia, tanto físicos quanto virtuais no momento da visita do candidato à biblioteca. Eles estão catalogados na classe 2 — Religião e Teologia — da biblioteca.

A reportagem também checou a base do catálogo do local. Apenas com o título de ‘Bíblia Sagrada’ há cinco exemplares disponíveis. Considerando outros livros que não sejam a bíblia em si, mas que abordem o tema, há 220 no acervo da biblioteca da UnB.

O V ou F procurou a assessoria do padre Kelmon, mas, até a mais recente atualização desta reportagem, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

 

O post Candidato à Presidência divulga fake news e diz que UnB não tem Bíblia na biblioteca apareceu primeiro em Metrópoles.