Comprova tem aplicativo para combater a desinformação nas eleições

0

O Comprova, projeto de checagem de fatos do qual o Metrópoles faz parte, lançou um aplicativo para ajudar a combater a desinformação e a disseminação de notícias falsas durante as eleições de 2022. A plataforma une dicas e reportagens que auxiliam a população a identificar informações falsas.

Lançado no início das campanhas eleitorais deste ano, o aplicativo é gratuito e já está disponível no Google Play Store e na Apple Store.

Principais funções do aplicativo:

  • Você pode acessar e ler todas as verificações do Comprova assim que forem publicadas.
  • Dicas para não cair em fake news. Técnicas simples para identificação de conteúdos enganosos ou falsos disseminados pelas redes sociais e aplicativos de mensagem.
  • Acesso fácil para enviar ao Comprova conteúdos suspeitos que você recebeu e cuja veracidade gostaria que o Comprova confirmasse.
  • Faça você mesmo verificações de imagens para detectar falsidades ou uso inapropriado de uma foto em um outro contexto.

A funcionalidade de investigação de imagens serve também para que professores possam usar o aplicativo para orientar exercícios de checagem com turmas de Educação Midiática nas escolas.

V ou F

Metrópoles iniciou em agosto um projeto de verificação de fatos voltado para as eleições de 2022 no Distrito Federal. O V ou F checa postagens e declarações proferidas por candidatos da capital federal, com potencial de viralização nas redes sociais. A iniciativa se estenderá até a data do segundo turno, marcado para 30 de outubro.

A ação faz parte do Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Google News Initiative. Para realização da checagem, as redes sociais serão monitoradas, assim como as falas dos candidatos em debates.

Além do portal, mais de 60 jornalistas de 30 veículos de notícias brasileiros participam do projeto, que estimula a criação de núcleos de verificação e checagem na corrida eleitoral dos estados. A meta é que os núcleos produzam cerca de 900 checagens – sob responsabilidade dos respectivos veículos jornalísticos autores do conteúdo – sobre as eleições durante o período eleitoral.

Denúncias

Caso seja necessário verificar a veracidade de algum conteúdo duvidoso referente às eleições do DF em 2022, encaminhe o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

O post Comprova tem aplicativo para combater a desinformação nas eleições apareceu primeiro em Metrópoles.