Contas públicas: Espírito Santo conquista Nota A do Tesouro Nacional

0

O Espírito Santo recebeu, nessa segunda-feira (19/9), a Nota A na Capacidade de Pagamento do Estado (Capag) em avaliação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia, de acordo com a nota técnica da Coordenação-Geral de Relações e Análise Financeira dos Estados e Municípios (Corem/STN).

A nota A é a pontuação máxima numa escala que vai de A a D. O Ministério da Economia ainda não divulgou o ranking completo de todos os estados, o que deve acontecer em novembro.

O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta. Em todos os três indicadores, o Espírito Santo recebeu a nota máxima.

O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, explicou que a Nota A é uma espécie de garantia que o governo dá aos seus credores. “Isso mostra que o Estado tem meios para honrar todos os investimentos que têm sido feitos. E são poucos os Estados que, mesmo durante esse período de crise, têm essa garantia”, comentou Altoé.

O post Contas públicas: Espírito Santo conquista Nota A do Tesouro Nacional apareceu primeiro em Metrópoles.