Copom inicia sexta reunião do ano para definir Selic

0

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia, nesta terça-feira (20/9), a reunião que irá definir os rumos da taxa básica de juros do país, a Selic. Esse é o sexto encontro do ano. O resultado será divulgado na quarta-feira (21/9), às 18h.

A expectativa do mercado financeiro é de manutenção da Selic no patamar atual de 13,75%. Contudo, o colegiado está trabalhando com outro cenário: um possível aumento de 0,25 pontos.

A queda da inflação nos últimos dois meses reforçou a previsão das instituições financeiras pela manutenção da Selic. Em julho, houve deflação de 0,68% e, em agosto, de 0,36%.

Com esse último resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA – a inflação oficial do país) acumula alta de 4,39% no ano e de 8,73% em 12 meses.

O que é a taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

Ela é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

O post Copom inicia sexta reunião do ano para definir Selic apareceu primeiro em Metrópoles.