Doenças do coração: confira 3 estratégias para se manter saudável

0

Não é novidade que as doenças do coração oferecem um grande risco de vida para os pacientes. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os problemas de origem cardiovascular são as principais causas de morte no mundo, representando 16% do total de óbitos no planeta. E uma forma de amenizar esse quadro é a prevenção.

As doenças do coração, em sua maioria, estão diretamente ligados a outros males, como obesidade, má alimentação e sedentarismo. Ou seja, são uma péssima consequência do mundo atual. Afinal, pessoas com pouco tempo e muitas obrigações acabam sucateando a alimentação e deixando de praticar atividades físicas. Sendo assim, tornam-se sedentárias e começam a ficar acima do peso: cenário perfeito para o aparecimento de hipertensão, diabetes e outros problemas cardíacos.

Para preservar a saúde, não há outra saída. É preciso transformar o estilo de vida. A cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, e a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, nos ajudaram a explicar melhor os três pilares para uma boa saúde vascular. Confira:

Como prevenir as doenças do coração

1 – Alimentação

Os alimentos, quando bem selecionados, podem ser verdadeiras fontes naturais de saúde. De acordo com Aline, em uma dieta balanceada é possível encontrar vitamina C, flavonoides, polifenóis e antocianinas, ótimos aliados contra as doenças cardiovasculares.

“Esses componentes têm importante atuação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. Quando comemos a fruta, é melhor ainda, pois as fibras do bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias. Além disso, a hesperidina (flavonoide presente em frutas cítricas) favorece o revestimento interno dos vasos e ajuda na circulação”, diz a médica.

Outros alimentos, como beterraba, gengibre, alecrim e até mesmo chocolate amargo também podem auxiliar a preservação da saúde vascular. “O chocolate com, no mínimo, 70% de cacau tem efeitos anti-inflamatórios, propriedades antioxidantes, atividades antiplaquetárias, com melhora da função vascular. Ele atua contra os danos no DNA celular, tem ação vasodilatadora e previne a formação de placa de gordura dentro das artérias”, explica.

Já Marcella alerta para os vilões da dieta. De acordo com a especialista, é preciso tomar cuidado com o sal presente em alimentos industrializados. “Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados e, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados”, afirma. “O sal favorece a retenção de líquidos, provoca inchaço e aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos”, completa.

Veja a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Doenças do coração: confira 3 estratégias para se manter saudável apareceu primeiro em Metrópoles.