É falsa a mensagem de que o TSE está cancelando Títulos de Eleitor

0

É falso a mensagem que circula nas redes sociais afirmando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está cancelando os Títulos de Eleitor provisoriamente. Além da informação de cancelamento, a mensagem traz um link que leva a uma página na internet em que a pessoa supostamente poderia regularizar a situação eleitoral, desde que informasse dados pessoais.

O texto começou a circular esta semana e chegou a grupos de policiais militares reformados do Distrito Federal. No próprio grupo, as pessoas desconfiaram que se tratava de um golpe e alertaram os colegas.

Print de tela do WhatsApp

Como verificamos

O V ou F procurou o TSE. Momentos depois, o Tribunal publicou no próprio site um alerta. “Esse conteúdo é falso e se trata de um golpe para lesar as pessoas que acreditarem nele”, diz a nota.

Segundo o TSE, essas ocorrências não são novidade. “É importante frisar que a Justiça Eleitoral jamais comunica o cancelamento de títulos de eleitor ou alguma irregularidade cadastral mediante mensagens de e-mail ou aplicativos como WhatsApp ou Telegram. Além disso, nenhum dado pessoal é solicitado por esses meios”, reforçou a Corte.

Qualquer pessoa que queira informações sobre o cadastro eleitoral deve entrar em contato com a Justiça Eleitoral por iniciativa própria. É possível consultar a condição cadastral de forma gratuita no Portal do TSE na internet. A página contém a seção “Autoatendimento do Eleitor”, na qual é possível verificar a situação do título, validar documentos e consultar o local de votação, entre outras funcionalidades.

Por que checamos?

V ou F é um programa de checagem do Metrópoles em parceria com o Google e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que visa verificar publicações com potencial de viralização e que tenham relação com as eleições de 2022 no Distrito Federal.

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Para verificar os conteúdos, a equipe consulta especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. A intenção é encontrar informações que confirmem ou não a informação que está sendo compartilhada.

Quando o assunto é desinformação e fake news, as postagens podem ser, além de verdadeiras ou falsas, enganosas ou sátiras. As sátiras não têm a intenção de causar mal, mas têm grande potencial para enganar.

Já as publicações enganosas têm conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações. Também usam dados imprecisos ou que induzam a uma interpretação diferente da intenção de seu autor. Além disso, confundem, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Quem se deparar com algum conteúdo duvidoso e achar que ele precisa de verificação pode encaminhar o material para o WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

O post É falsa a mensagem de que o TSE está cancelando Títulos de Eleitor apareceu primeiro em Metrópoles.