Em 7 dias, TRE derruba 13 propagandas de Grass a pedido de Ibaneis

0

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou que Leandro Grass (PV), candidato da federação PT-PV-PCdoB ao governo do DF, retirasse do ar 13 propagandas eleitorais. Todas as decisões atenderam pedidos da coligação Unidos pelo DF, que tem o candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) como cabeça de chapa.

Apenas nesta sexta-feira (23/9), a Justiça Eleitoral determinou a suspensão de duas propagandas do candidato do PV. A primeira decisão foi em relação a uma mensagem veiculada na rádio em que Grass diz que Ibaneis não cumpriu promessas de campanha de 2018.

O desembargador eleitoral Fabrício Bezerra entendeu que a permanência da veiculação da propaganda “pode influenciar eleitores com base em propaganda irregular, o que deve ser evitado.”

“Portanto, presentes os pressupostos que autorizam a concessão da medida de urgência, defiro a tutela para determinar a suspensão imediata da divulgação da propaganda impugnada no rádio. Em caso de descumprimento, fixo a multa diária no valor de R$ 10 mil”, diz o magistrado na decisão.

TRE determina remoção de vídeo no YouTube de Grass que ataca Ibaneis

Outra decisão desta sexta determina que Grass retire uma propaganda das televisões, pois a peça não contém o nome da candidata a vice da chapa explícito. Nesta, Ibaneis chegou a pedir direito de resposta, pois Grass afirma que o governador “enviou R$ 7 milhões do orçamento secreto ao Piauí”. Porém, esse pedido foi negado pelo TRE-DF.

Posicionamentos

Procurado, o advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, comemorou os resultados. “A autoridade da Justiça Eleitoral vem sendo corajosamente afrontada pela campanha do adversário. A opção pela desinformação ao eleitor é sem precedentes na história recente das eleições no Distrito Federal e merecerá, nos termos da lei, a reprimenda adequada”, destacou.

A defesa de Grass afirmou que cumpre todas as decisões. “Ibaneis contratou um batalhão de advogados para tentar protegê-lo de acusações e críticas. Foge dos debates e quer ganhar eleição no tapetão. Não vamos mais comentar cada uma da enxurrada de ações dele. Quando discordamos da decisão do TRE, recorremos. Mas todas as decisões estão sendo cumpridas”, reforçou.

O post Em 7 dias, TRE derruba 13 propagandas de Grass a pedido de Ibaneis apareceu primeiro em Metrópoles.