Em ação contra desvios na saúde, PF acha dinheiro em mochila infantil

0

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28/9), a Operação Help, para combater o desvio de recursos públicos federais destinados à área da saúde e a ocultação de registros de movimentações financeira de origem ilícita. A corporação informou que as organizações sociais investigadas movimentaram, só no estado de São Paulo, valores superiores a R$ 1,1 bilhão, sendo mais de R$ 350 milhões em verbas federais.

As investigações demonstraram a existência de um esquema estruturado, voltado à criação e à manutenção de organizações sociais e empresas de fachada, com uso de “laranjas” para desvio de verbas públicas federais.

Há evidências, segundo a PF, de que diversos empresários e respectivas famílias usavam um sistema voltado para o superfaturamento e o desvio de valores destinados a unidades de atendimento médico e a serviços de saúde do município de Pirajuí (SP).

 

Informações levantadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelaram, ainda, a possibilidade de o esquema não se restringir à cidade e ter se alastrado para dezenas de outras cidades do estado de São Paulo, bem como de outras unidades federativas.

As investigações continuam, e os envolvidos poderão, em tese, ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso e fraude em licitações.

Aproximadamente 130 Policiais Federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em endereços localizados nas cidades de Pirajuí (SP), Reginópolis (SP), Avaí (SP), Ribeirão Pires (SP), Diadema (SP), São Caetano do Sul (SP), Embu das Artes (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Santos (SP). A ação teve apoio da Superintendência Regional da Controladoria Geral da União, em São Paulo, e da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3).

Também foram expedidas ordens de sequestro de bens dos investigados, de restrições societárias – como a proibição de movimentação empresarial – além de proibição de transferências de bens móveis e imóveis adquiridos com os produtos dos crimes investigados.

O post Em ação contra desvios na saúde, PF acha dinheiro em mochila infantil apareceu primeiro em Metrópoles.