Flacidez na menopausa: expert indica 5 hábitos para evitar o problema

0

Durante a menopausa, as mulheres tendem a perder músculos, o que gera flacidez. O problema, caracterizado pelo excesso de pele, também está diretamente relacionado a uma queda na produção de colágeno, proteína essencial para a firmeza da cútis que diminui com a idade.

A dermatologista Ana Regina Trávolo indica cinco hábitos para evitar a flacidez durante o climatério. O primeiro deles, segundo a médica, é usar protetor solar, uma vez que “o sol degrada o colágeno e acelera o processo de flacidez”.

Antes de listar as demais dicas, a médica explica como a pele muda na menopausa. “Nessa fase da vida da mulher, existem alterações hormonais importantes. A produção de estrogênio e progesterona caem aos poucos e, por consequência, a produção de fibras de elastina diminui, gerando, além da flacidez, a perda de elasticidade e tônus. Com isso, a pele tende a ficar mais fina, frágil e ressecada”, adverte.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

Por isso, de acordo com ela, é importante um acompanhamento dermatológico frequente e bons hábitos de vida para melhorar a qualidade dessa pele. Outra dica da especialista, portanto, é evitar o tabagismo, já que o cigarro é arqui-inimigo da cútis.

Ela ainda recomenda o “uso de cremes firmadores indicados por um dermatologista, tendo em vista que cada pessoa possui um tipo de pele”.

Também vale aumentar a ingestão de água e alimentos ricos em proteínas, ácidos graxos e antioxidantes, como ovo, carne, peixe, frango, queijos, iogurte, tofu, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, quinoa, aveia e castanhas.

Por fim, Ana Regina indica o uso de fitoestrogênios e hormônios, desde que prescritos por um especialista. Realizar atividades físicas regularmente e evitar o estresse também são práticas que ajudam bastante, segundo ela.

Para recapitular, confira, em tópicos, as dicas da profissional:

  • Usar filtro solar;
  • Abandonar o cigarro;
  • Aplicar cremes firmadores;
  • Ter bons hábitos de vida, como beber bastante água, comer bem, realizar atividades físicas e evitar o estresse;
  • Tomar fitoestrogênios, desde que prescritos por um especialista.

 

 

O post Flacidez na menopausa: expert indica 5 hábitos para evitar o problema apareceu primeiro em Metrópoles.